Sorocaba:-Geração de empregos tem o pior resultado dos últimos 10 anos para o mês de setembro

Dados do Caged mostram que a cidade fechou o mês com saldo de 450 postos de trabalho criados



Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br

A geração de empregos com carteira assinada registrou o pior resultado para o mês de setembro dos últimos 10 anos em Sorocaba. Enquanto foram admitidos 9.291 trabalhadores, outros 8.841 perderam o emprego, resultando em um saldo de 450 postos de trabalho. Desde 2004, apenas em 2012 a cidade apresentou resultado próximo, quando o saldo chegou a 454 postos. Em todos os demais anos, o saldo esteve sempre acima de 1.000 empregos gerados. O melhor resultado foi o de setembro do ano passado, quando foram criados 1.997 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A Indústria foi o setor que mais desligou na cidade, com 169 trabalhadores a menos. Este foi o sexto mês seguido que o setor industrial registrou saldo negativo na geração de empregos, algo que ocorreu apenas nos auges das crises de 2002 e 2008. O resultado positivo de Sorocaba foi puxado pelo setor de Serviços, que contratou 442 novos trabalhadores em setembro. O Comércio também teve resultado positivo, com 178 postos de emprego criados.

Mesmo com o saldo de empregos inferior ao de anos anteriores, Sorocaba foi o 7º município que mais inseriu trabalhadores no mercado no mês passado. Conforme o Caged, as cidades de São Paulo (11.243), Guarulhos (1.741), Barueri (884), Osasco (820), Campinas (817) e Itapevi (500) tiveram saldo melhor. Já municípios maiores que Sorocaba, como São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e São José dos Campos registraram saldo negativo.

No acumulado de janeiro a setembro, a cidade inseriu 3.325 trabalhadores no mercado. O maior responsável pelo resultado é o setor de Serviços, com 3.392 novos postos de trabalho. A Indústria, mesmo com o saldo negativo de setembro, criou 373 novas vagas neste ano. Já o Comércio, eliminou 392 postos de janeiro a setembro de 2014.


Serviços


Com a atual conjuntura econômica do País, para o economista Fernando Lima, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Sorocaba, o resultado de setembro e do acumulado do ano ainda são positivos. "Isso significa que hoje tem mais trabalhadores com carteira assinada que no ano passado", destaca.

O saldo positivo no setor de Serviços, conforme Lima, merece ser destacado, uma vez que ele está vinculado a outros setores econômicos, como Indústria e Comércio. "É um importante setor gerador de postos de trabalho e esse fenômeno (geração de postos de trabalho) está atrelado à incorporação de pessoas no próprio mercado."


Lição de casa


O fato de Sorocaba ainda ser a 7ª cidade em geração de empregos no Estado de São Paulo é motivo para comemoração, na análise de Erly Domingues de Syllos, vice-diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). "Outras cidades estão em mais dificuldades. A nossa, por causa da diversificação, não está tão ruim", diz, acrescentando que a geração de empregos no município é superior à média nacional.

Conforme Erly, é preciso fazer a lição de casa para que, passado o período de crise, a cidade volte a se desenvolver. "A lição de casa é a gente trabalhar com foco mais forte em tecnologia e inovação, para que Sorocaba se destaque perante outros municípios."

Postar um comentário

0 Comentários