Vendas de carros a locadoras camuflam dados ruins do setor

Presidente da Assobrav, Sérgio Reze diz que, de cada 4 carros emplacados na cidade, um nem vem para Sorocaba


Anderson Oliveira
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br 

De cada quatro carros zero quilômetro emplacados em Sorocaba, no decorrer deste ano, pelo menos um foi adquirido por locadoras locais e não ficou na cidade. Em setembro, a participação desse tipo de venda chegou quase à metade do total, com 683 unidades emplacadas. Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 1.375 carros 0km foram emplacados na cidade. As informações são do presidente da Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen (Assobrav), Sérgio Reze. 

O crescimento de 28% no número de emplacamentos de veículos zero quilômetro no mês passado, em Sorocaba - noticiado pelo jornal Cruzeiro do Sul no último sábado -, é resultado das vendas do atacado, afirma Reze. Segundo ele, esse tipo de venda para as locadoras tem camuflado a redução do consumo do varejo no decorrer de 2014 e distorcido os dados da Fenabrave. "O varejo está com problema, está tendo queda neste ano", diz, embora não tenha números acerca desta retração. 

Conforme dados da Fenabrave, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, as vendas de carros caíram 19,4% na comparação com igual período de 2013. Foram 10.814 unidades emplacadas nos primeiros meses de 2014, ante 13.423 do ano passado. Em média, 1.200 carros são emplacados por mês na cidade. Desta forma, conforme Reze, pelo menos um quarto desse número, ou 300 unidades por mês, são de empresas frotistas. 

Esses veículos são adquiridos para locação e não desembarcaram em Sorocaba, partindo para empresas de todo o País, atesta ele. "Não são vendas para pessoas residentes em Sorocaba, para utilizar dentro da cidade. São frotistas que não estão em Sorocaba", reforça. Estas informações não entram na análise da Fenabrave, o presidente da Assobrav. 

"A Fenabrave faz análise de vendas totais aos consumidores finais." No entanto, ele sugere que, se esse frotista é de São Paulo, os número de emplacamentos deveriam ser jogados para São Paulo. O que tem ocorrido, lembra o presidente da Assobrav, é semelhante ao que ocorria em Tocantins, anos atrás. Naquele momento, as empresas emplacavam sua frota de veículos naquele Estado para pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) mais barato, ele diz. 

Mais forte em 2014 

As vendas de veículos 0km no atacado ficaram mais fortes a partir de janeiro deste ano, conta a gerente comercial do grupo Abrão Reze, Kelen Bacaro Sandin. Segundo ela, apenas uma locadora de veículos é responsável pela compra de quase um terço do volume total emplacado na cidade. "A empresa compra grandes quantidades e loca para essas empresas. Os carros não chegam nem a descer na cidade", explica.

De acordo com a gerente, chega a nota fiscal do veículo, é feita a documentação e, logo, ele é despachado para qualquer lugar do País. Na última semana, ela conta, uma frota de veículos saiu de Sorocaba rumo a Maringá, no Paraná. 

Essa movimentação, conforme Kelen, ficou mais forte neste ano. "Antes, as empresas tinham carro próprio e, agora, tiveram opção de fazer locação." O que permite e facilita esse tipo de negócio, conta ela, é que as locadoras têm acordos diferentes nas montadoras, que resultam em descontos diferenciados. Além disso, é um benefício para as empresas, uma vez que a revisão é paga pela locadora. "Fica mais barato para as empresas, que ficam sem custo de manutenção", conclui.

Postar um comentário

0 Comentários