Vereadores são notificados no processo 'fura-fila' em Sorocaba

Eles são suspeitos de beneficiar pacientes nos atendimentos de saúde.

Parlamentares têm 10 dias para recorrer, diz assessoria da Câmara.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Cerca de 11 vereadores de Sorocaba (SP) foram notificados nesta terça-feira (30) no processo da Justiça que investiga um esquema denunciado pela TV TEM, que ficou conhecido como "fura-fila da saúde". A equipe de reportagem teve acesso a documentos que comprovam que 13 parlamentares usavam da influência política para marcar consultas e exames.
Dessa forma, os pacientes não precisavam esperar meses na fila de agendamento. Segundo a assessoria da Câmara de Vereadores, os parlamentares têm 10 dias de prazo para recorrer.  Além dos 11, outros ex-vereadores e o ex-prefeito da cidade, Vitor Lippi, também são investigados.
Entenda o CasoSe condenados, os envolvidos podem ter os direitos políticos suspensos por oito anos e ainda terão de pagar uma multa, que não teve o valor divulgado. Apesar das provas, os vereadores afirmam que não cometeram irregularidades.
A Justiça de Sorocaba acatou no dia 18 de setembro o pedido do Ministério Público e abriu uma ação civil pública para analisar ato de improbidade administrativa do ex-prefeito Vitor Lippi, 13 vereadores e sete ex-vereadores. O caso, que repercutiu em 2012, investiga o esquema de "fura-fila" da saúde. O juiz que determinou a abertura do processo é Alexandre Dartanhan de Mello Guerra, da Vara da Fazenda Pública.
De acordo com a denúncia, os vereadores utilizavam sua influência política para marcar consultas e exames na rede municipal. Com isso as pessoas que as procuravam deixavam de esperar meses pelo agendamento. Os vereadores encaminhavam um ofício à Secretaria de Saúde pedindo urgência no atendimento e eram prontamente atendidos, sem que um especialista desse um parecer sobre o caso.
Vereadores são notificados no processo 'fura-fila' em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)Vereadores são notificados no processo 'fura-fila' em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários