Agressor e vítima de cotovelada em São Roque são ouvidos em audiência

Juiz vai esperar entrega de laudo sobre saúde da vítima para dar sentença.

Fernanda e Anderson não se encontraram dentro do Fórum.

Tássia LimaDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Juiz ouve agressor e vítima de cotovelada durante audiência (Foto: Tássia Lima/TV TEM)Anderson e Fernanda não se viram dentro do Fórum (Foto: Tássia Lima/TV TEM)
A primeira audiência sobre o caso do comerciante Anderson Lúcio de Oliveira, que foi preso após agredir com uma cotovelada a auxiliar de produção Fernanda Regina Cézar Santiago, foi realizada nesta terça-feira (11), em São Roque (SP). A auxiliar de produção sofreu traumatismo craniano após ser atingidapelo comerciante na frente de um clube na madrugada de 16 de agosto. O empresário está preso há três meses e foi acusado pela polícia de tentativa de homicídio.
Durante a audiência, o juiz Flávio Roberto de Carvalho ouviu cinco testemunhas, a vítima e o agressor, e analisou as provas entregues pela polícia. O juiz agora vai aguardar para receber um laudo sobre o estado de saúde da vítima antes de dar a sentença. O laudo não tem data definida para ser entregue.
Juiz ouve agressor e vítima de cotovelada durante audiência (Foto: Reprodução/TV TEM)'Não vi, nem quero ver', disse Fernanda sobre o
agressor (Foto: Reprodução/TV TEM)
Ainda durante a audiência, Fernanda e Anderson não se encontraram. Depois de ser ouvida, a jovem comentou que não pretende ver o comerciante. "Não vi e nem quero ver. Quero ficar em paz", comentou logo após deixar o Fórum da cidade.
Segundo o advogado da Fernanda, Ademar Gomes, as cinco testemunhas ouvidas estavam no local no momento da agressão. Gomes comentou após a audiência que o comerciante negou a intenção de machucar Fernanda. "Ele disse que não conseguiu socorrer ela na hora porque ficou perturbado. Agora, o que falta é aguardar um laudo que vai dizer a real situação neurológica da Fernanda." 


Ainda de acordo com o advogado de defesa, se forem comprovadas sequelas permanentes, a situação de Anderson pode se agravar. "A defesa está confiante que ele vai responder por tentativa de homicídio", ressalta.
Já o advogado de Anderson, Luiz Pires Moraes Neto, falou que, durante a audiência, foi provado que o réu foi muito provocado pra ter aquela reação. "Essa foi uma boa oportunidade para esclarecer todas as dúvidas", diz.
Ainda segundo Moraes Neto, ele e o comerciante esperam que haja a desclassificação da acusação, passando de tentativa de homicídio para lesão corporal dolosa.
O advogado de Anderson comentou ainda que Fernanda está aparentemente debilitada, mas que só a perícia vai confirmar o estado de saúde dela.
Moraes Neto vai pedir nesta quarta-feira (12) a revogação da prisão preventiva de Anderson. Segundo ele, a alegação é que ele estava preso porque poderia influenciar as testemunhas. Como elas já foram ouvidas, não teria mais motivo para ele continuar na prisão, informou o advogado.
Os advogados do comerciante já pediram habeas corpus em duas oportunidades, mas os pedidos foram negados. Ele responde a processo por tentativa de homicídio qualificado, já que, no entendimento da delegada Priscila de Oliveira, que apresentou o inquérito, a vítima não teve chance de defesa.
Cotovelada em São Roque (Foto: Tássia Lima/TV TEM)Grupo foi para a frente do Fórum de São Roque
apoiar o agressor (Foto: Tássia Lima/TV TEM)
Apoio ao agressor
Um grupo de pessoas foi até a frente do Fórum de São Roque para acompanhar a primeira audiência do caso. Aproximadamente 15 pessoas deram apoio e defenderam o réu. No grupo, estavam duas ex-companheiras de Anderson e um amigo, que disse que o acompanhava no dia da agressão.
Nathaly Mills, ex-mulher de Anderson, afirma que a atitude do comerciante não condiz com seu jeito de ser. "Ele é uma pessoa super humilde, não é agressivo, não é bravo. A reação dele foi mais de dar um 'chega pra lá' nela. Não era para machucar", conta.
Regiane Medina, outra ex-mulher do comerciante, também defende o réu: "Ele não é esse mostro que estão pintando". Ela conta que conhece Anderson há 15 anos e que ele nunca foi agressivo com ela. Regiane acredita que, no momento em que ocorreu a agressão, todos estavam alterados. "Quando ele deu a cotovelada, Fernanda estava falando mal do pai dele, que morreu de câncer há menos de um ano", comenta.
Cotovelada em São Roque (Foto: Tássia Lima/TV TEM)Ex-companheiras defenderam Anderson
(Foto: Tássia Lima/TV TEM)
Outra pessoa que confirma essa versão é o amigo Thiago da Costa, que diz que estava com Anderson no momento da agressão. Ele comenta que a Fernanda começou a ofender a família dele. "Ela xingou uma mulher achando que era irmã dele. Ele conhece a moça, mas não é parente. Então, Fernanda começou a ofender a família toda. Quando falou do pai dele, ele deu a cotovelada", diz.
Segundo o Thiago, Anderson ficou em estado de choque ao ver a situação da vítima e pediu para que o amigo chamasse o socorro.
Chegada ao Fórum
A auxiliar de produção Fernanda Santiago e o comerciante Anderson de Oliveira estiveram no Fórum na tarde desta terça-feira para a primeira audiência sobre o caso.
Advogados trocam acusações sobre agressor de cotovelada antes da audiência (Foto: Reprodução/TV TEM)Comerciante Anderson chegou à audiência
algemado (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fernanda chegou acompanhada do advogado. O comerciante Anderson chegou minutos depois, algemado, dentro de uma viatura da polícia.
Na entrada, o advogado de Fernanda, Ademar Gomes, disse que o comerciante praticou a agressão de caso pensado. "Ele é lutador de MMA (artes marciais) e sabia o que estava fazendo. Ele teve a intenção de matar a menina", comentou Ademar.
Já o advogado de Anderson, Luiz Pires Moraes Neto, afirma que, neste encontro, serão comprovados os motivos que levaram à agressão. "Ao meu ver, a diferença entre o dolo eventual e o que a defesa entende é que ele não previu o resultado", disse.
Advogados trocam acusações sobre agressor de cotovelada antes da audiência (Foto: Reprodução/TV TEM)Fernanda chegou acompanhada do advogado
(Foto: Reprodução/TV TEM)
A vítima da cotovelada falou com o G1 pouco antes de entrar no Fórum. Ela disse que espera justiça. "O que é certo, é certo. Nunca desejei mal para ninguém. Não sou eu que tenho que perdoá-lo. Ele tem que pedir perdão a Deus", comentou.
Anderson foi preso em 19 de agosto, em regime de prisão temporária. Um mês depois, a Justiça decretou a prisão preventiva, que se mantém até hoje. Os advogados de defesa já pediram habeas corpus em duas oportunidades, mas os pedidos foram negados. Ele responde a processo portentativa de homicídio qualificado, já que, no entendimento da delegada Priscila de Oliveira, que apresentou o inquérito, a vítima não teve chance de defesa.
"Não importa o meu passado, hoje eu só quero ser feliz", diz vítima de cotovelada (Foto: Jomar Bellini / G1)Fernanda faz acompanhamento neurológico
(Foto: Jomar Bellini / G1)
Sequelas
Após ter alta no dia 2 de setembro, Fernanda foi para a casa de parentes, onde ficou por alguns dias. Em seguida, passou um mês internada em uma clínica psiquiátrica de São Roque, onde fez tratamento neurológico.
Atualmente, ela faz acompanhamento médico em Sorocaba. “Ela fala com dificuldade e tem tontura, problemas de memória e dor de cabeça frequentes. Os médicos foram bem taxativos: eles não sabem se ela vai se curar dessas sequelas”, disse o irmão Eduardo Cézar, em entrevista ao G1.
De acordo com Eduardo, um novo exame será realizado no dia 23 de dezembro. “O neurologista vai analisar um coágulo na cabeça dela para saber se será necessário realizar uma cirurgia. A próxima avaliação será realizada em seis meses."
Fernanda voltou a morar em sua casa no Jardim Villaça, em São Roque, onde passa a maior parte do tempo. “Eu tento voltar à rotina normal, brincando com as crianças e tentando cozinhar. Não importa o meu passado, o que eu já fiz e o fato de eu ter usado drogas. Hoje, eu só quero ser feliz”, afirmou a auxiliar de produção.
Cotovelada em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)Anderson enviou carta com pedido de desculpas
para Fernanda (Foto: Reprodução/TV TEM)
Pedido de desculpas
Ainda na prisão, Anderson enviou com exclusividade ao G1 no dia 8 de setembro, por meio do advogado que acompanhava o caso, uma nota oficial informando em que diz estar arrependido da agressão. Na nota, ele pede "expressamente o mais sincero perdão pelo ato impensado”.
Anderson reafirma, no documento, que tem intenção de pedir perdão pessoalmente a Fernanda, e se diz “alegre e aliviado” por saber de sua alta médica e da ótima recuperação de seu estado de saúde.
Durante entrevista coletiva realizada no dia 5 de setembro, na capital paulista, Fernanda disse que desculparia Anderson de Oliveira. “Se ele me pedisse perdão, eu perdoaria”, afirmou a jovem, na época.
Discussão e cotovelada
As imagens da agressão, que ocorreu na madrugada do dia 16 de agosto, foram registradas por uma câmera de segurança de uma loja de motocicletas na Avenida Antonio Dias Bastos, no centro de São Roque.
Segundo o irmão da vítima, ela e Anderson são conhecidos e se encontraram ocasionalmente após uma festa realizada por uma casa noturna.
O vídeo, que foi solicitado pela própria família da vítima ao dono do comércio, mostra Fernanda discutindo primeiro com uma pessoa vestindo uma blusa branca. Depois, ela fala com Anderson, que está de terno e com uma lata de cerveja na mão.
Na sequência, o rapaz desfere uma cotovelada contra ela. Pessoas que estavam no local chamam o resgate, que chega pouco tempo depois. Anderson permanece no local, impassível.

Postar um comentário

0 Comentários