Carga de açúcar de trem descarrilado pode ter poluído riacho em São Roque

Acidente com composição foi em outubro, mas parte da carga ficou no local.

Muitos peixes de lagos e tanques da região morreram.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Uma grande quantidade de peixes mortos chamou a atenção dos moradores da zona rural de São Roque (SP). A falta de oxigênio na água pode ter sido provocada pela poluição de um riacho que passa pelo bairro Canguera. Segundo os moradores, o problema pode estar relacionado com o derramamento de açúcar depois de um descarrilamento de trem, há um mês na região. Eles acreditam que a chuva do último fim de semana tenha feito a carga que estava espalhada escorrer e atingir o riacho.
Por causa da poluição do riacho, lagos e tanques da região também estão afetados. O dono de uma propriedade rural no bairro, Mauro Antônio de Góes, conta que descobriu o problema no tanque particular que tem ao ver os peixes com a cabeça para fora d'água tentando respirar.
Carga de açúcar de trem descarrilado pode ter poluído riacho em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)Riacho e lagos estão poluídos em São Roque
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Com equipamentos para melhorar o nível de oxigênio na água, ele conseguiu salvar a maioria dos peixes, mas alega que 20% morreram. Ainda conforme os moradores do bairro, a água é muito usada por muita gente, inclusive para lazer.
O aposentado João Batista Fernandes, morador do bairro, comenta que em época de escassez de água limpa e potável para consumo, é lamentável o ocorrido e só quer uma solução para o problema.
Funcionários de uma empresa de emergência ambiental estiveram no local nesta terça-feira (11) para começar a limpeza da água. A empresa foi contratada pela América Latina Logística (ALL), concessionária que administra a linha férrea na região. A concessionária também afirma que vai repor a quantidade de peixes no riacho que está sendo monitorado.
Carga de açúcar de trem descarrilado pode ter poluído riacho em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)Muitos peixes morreram por causa da falta de
oxigenação da água (Foto: Reprodução/TV TEM)
Um técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) atendeu ao caso no sábado (9), dirigindo-se ao local, mas não teve condições de avaliar se houve mortandade de peixes, pois os exemplares mortos já haviam sido retirados do lado pelo proprietário. Foi feita coleta de amostra da água do lago e enviada para análise em laboratório.
A gerência da Agência Ambiental da Cetesb em Itu (SP), responsável por São Roque, vai aguardar os resultados dos exames de laboratório e o relatório do técnico que fez a inspeção, para tomas as medidas cabíveis.
O Ministério Público de São Roque recebeu uma representação de um vereador da cidade e vai investigar se houve danos ambientais.
Impacto fez com que quatro vagões fossem lançados para fora dos trilhos (Foto: Murilo Santos/Jornal O Democrata)Trem descarrilou em outubro e carga ficou
espalhada (Foto: Murilo Santos/O Democrata)
O acidente
Um trem carregado com açúcar tombou na manhã do dia 10 de outubro, espalhando parte da carga de açúcar na linha férrea.
Segundo o internauta Murilo Santos, que enviou a imagem pela ferramenta colaborativaVC no G1, o trem estava a caminho do porto de Santos (SP) quando parte dos trilhos se rompeu e provocou o descarrilamento. O impacto fez com que quatro vagões fossem lançados para fora dos trilhos.

Postar um comentário

0 Comentários