Chuva provoca alagamentos na região


Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br


A chuva que atingiu a região por volta das 17 horas desta segunda-feira (3) causou alagamentos ao menos em Sorocaba, Votorantim e Itu. A água da enxurrada provocou dificuldades no trânsito das três cidades. Os sorocabanos que se deslocaram para São Paulo também tiveram problemas, já que os alagamentos, principalmente na Zona Norte da capital, atrasavam a chegada dos ônibus da Viação Cometa. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na estação do Inmet em Sorocaba foram registrados 9,8 milímetros na tarde desta segunda-feira.

Por volta das 18h20 os motoristas enfrentaram o trânsito parado por causa da inundação na avenida Juvenal de Campos, em um trecho de ao menos 1.500 metros, até a rodovia Raposo Tavares (SP-270), na mão de direção Sorocaba-Votorantim. Para sair do congestionamento vários motoristas passavam por cima do canteiro para seguir no sentido inverso. Em Votorantim a enxurrada cobriu trechos da rodovia cimentada que liga Votorantim a Piedade, fazendo com que alguns carros trafegassem por cima da calçada.

FERNANDO DE SOUZA/STAFF NEWS/CORTESIA
1037130
Esgoto transbordou em cruzamento no centro de Itu

Em Itu a ocorrência mais grave deixou três homens ilhados no interior de um caminhão na rua Professora Maria Antônia Luporini Sampaio, no bairro São Luiz. O Corpo de Bombeiros informou que a água em um dos lados da rua chegou a 1,5 metro de altura, por volta das 18 horas, quando o motorista e dois ajudantes ficaram no interior do caminhão que teve pane na água. O Corpo de Bombeiros puxou o caminhão para fora da área alagada.

Apesar de ter atingido 1,5 metro de altura a água não invadiu qualquer residência, segundo o Corpo de Bombeiros porque as casas ficam no lado mais alto da rua. O diretor da Defesa Civil de Itu, Fernando Marque de Henrique disse que um muro caiu naquele mesmo local e não houve feridos. Segundo ele a água chegou a entrar na garagem de uma residência, mas não avançou para o interior do mesma. Na cidade que sofre com a falta de água nas torneiras desde o início do ano, o diretor da Defesa Civil disse nesta segunda-feira que está torcendo por muito mais chuva.

Ainda em Itu, por volta das 21 horas, uma árvore caiu no Km 80 da Estrada Parque, mas segundo a Defesa Civil não houve a necessidade de interromper o trânsito de veículos. Um morador de Itu, Fernando de Souza, postou imagens no Facebook da enxurrada nas ruas centrais de Itu e de uma tampa de esgoto que transbordou em frente a praça Padre Miguel, a praça do orelhão. Ele inclusive fotografou um rato acuado na frente de uma porta, que provavelmente teria saído do esgoto.

Quem foi ou voltava de São Paulo também sofreu com atrasos por causa do alagamento. O auxiliar de plataforma da Viação Cometa, Rodrigo Ribeiro, disse na noite desta segunda-feira que os ônibus que partiam de Sorocaba estavam chegando ao destino na capital com cerca de meia hora de atraso e devido a isso, por volta das 20h30, já haviam sido acionados de dois a três ônibus extras para cobrir os atrasos.

Postar um comentário

0 Comentários