Laboratório que analisava exames em UPHs é interditado

Após denúncia, Vigilância Sanitária identificou que reagentes químicos utilizados nos procedimentos estavam vencidos
A Vigilância Sanitária de Sorocaba (Visa) interditou, na última sexta-feira (14), o laboratório Serv Lab, responsável por prestar serviços terceirizados - análises de exames de sangue e urina - nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) das zonas Norte e Oeste. Após uma denúncia, agentes foram até o local e identificaram que os reagentes químicos utilizados para os procedimentos estavam vencidos. 

Segundo informações obtidas nas unidades, por conta da interdição, os exames continuam a ser colhidos nas UPHs das zonas Norte e Oeste; as análises, no entanto, estão sendo encaminhadas para a UPH da zona Leste, administrada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). De acordo com o relato de alguns pacientes, a espera pelos resultados, que levava em média entre uma e duas horas, em alguns casos, chega a quase oito horas. 

O responsável pelo laboratório Serv Lab, Elias Abub, negou que a interdição tenha ocorrido devido ao uso de reagentes vencidos. Sem entrar em detalhes, ele informou que as unidades da empresa nas duas UPHs foram fechadas devido à prática de "alguns procedimentos que não estavam em acordo com as normas mais atuais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", e que estes já estavam sendo atualizados. As iregularidades, segundo ele, aconteciam sobretudo durante a coleta do material para os exames. Abub, no entanto, não informou quais seriam os erros. Ainda conforme explicou, ele mesmo realizava vistorias diárias (ou dia sim, dia não) nos locais e, sem precisar data, relatou que os problemas já haviam sido identificados.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), todos os exames continuarão a ser realizados dentro do tempo necessário ao atendimento de urgência e emergência. Ainda conforme a SES, um novo laboratório será contratado, em caráter emergencial, dentro do tempo previsto para o trâmite do processo, o qual a pasta estima não exceder o período de 10 dias. 

(Com informações de Sthefany Lara e Sabrina Souza)

Postar um comentário

0 Comentários