Panes em semáforos por furto de fios explodem na capital

Léo Arcoverde

do Agora
O número de panes em semáforos da capital provocadas por furto de fio ou vandalismo mais que triplicaram em um ano.
Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), entre os meses de agosto de 2013 e 2014, a quantidade de casos desta natureza registrados saltou de 59 para 223.
Além de contabilizar um alta mensal de 283%, na comparação entre os meses de agosto, o balanço da prefeitura aponta ainda que a média de problemas em faróis da cidade causadas por criminosos subiu de um caso a cada 13 horas para uma ocorrência a cada três horas.
Desde novembro de 2013, só em um mês (fevereiro), as panes não ultrapassaram a marca dos cem registros.
De acordo com especialistas, a principal causa dos furtos de fios é o comércio de cobre, alimentado por redes de receptadores que abastecem as sucatas da cidade.
Resposta
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse em nota que registrou boletins de ocorrência sobre furtos de fiação de semáforos e que a apuração desses casos cabe à Secretaria de Segurança Pública.
Segundo o órgão, nos locais onde houve alta de furtos, como no largo da Pólvora (região central), a fiação dos faróis foi enterrada.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública informou em nota que grande parte dos furtos de fios é cometida por ex-técnicos de prestadores de serviços de empresas de energia.
Segundo a pasta, o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), da Polícia Civil, tem programadas operações específicas para coibir esse tipo de crime na cidade e investiga as quadrilhas.

Postar um comentário

0 Comentários