Prefeitura muda ciclovia após alargar calçada na zona leste

Pedestres caminham em calçada duplicada na rua Cembira, na Vila Curuçá (zona leste de São Paulo)

Fabio Pagotto

do Agora
A Prefeitura de São Paulo duplicou uma calçada nas ruas Cembira e Ivoturucaia, na Vila Curuçá (zona leste), para instalar um trecho da ciclovia Jardim Helena-Itaquera, mas mudou de ideia e colocou a pista para bicicletas em uma via próxima, a avenida Deputado Doutor José Aristodemo Pinotti.
As calçadas ficaram com 2,3m.
As obras, segundo moradores das ruas, duraram de novembro de 2013 até fevereiro e foram feitas duas vezes, após alagamentos durante chuvas.
"Da primeira vez, deixaram a calçada uns 30 centímetros abaixo do asfalto. Depois, quebraram tudo e fizeram de novo", diz o autônomo Clemente Evangelista de Souza, 61 anos, morador da rua Cembira.
As obras provocaram transtornos e prejuízos para os moradores.
"Por dois meses não pude receber carros e perdi R$ 5.000 em serviços por mês", diz o funileiro Clayton Nascimento, 29 anos, dono da funilaria Nascimento, na rua Ivoturucaia.
"Não bastasse isso, tem o tremendo desperdício do dinheiro público por terem feito as obras duas vezes", afirma.
Resposta
A Prefeitura de São Paulo não explicou o motivo da mudança no trecho da ciclovia Jardim Helena-Itaquera que passava pelas ruas Cembira e Ivoturucaia.
A administração municipal também não informou o valor gasto na obra original ou na remodelação.
"O alargamento das calçadas nas ruas Cembira e Ivoturucaia representa um ganho para os pedestres que frequentam a região. Ele foi feito pela Subprefeitura de São Miguel Paulista que, ao constatar os alagamentos citados refez, sem custos, as calçadas para sanar o problema", afirmou a prefeitura em nota.

Postar um comentário

0 Comentários