Preocupado com rumos da economia, PT quer maior influência em 2º mandato de Dilma

Preocupado com a deterioração do ambiente macroeconômico, o PT aprovou nesta segunda-feira uma resolução na sua comissão executiva reivindicando maior participação nos rumos da política econômica durante o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff.
"O PT deve buscar participar ativamente das decisões acerca das primeiras medidas do segundo mandato, em particular sugerir medidas claras no debate sobre a política econômica, sobre a reforma política e em defesa da democracia nos meios de comunicação", diz um trecho da resolução aprovada nesta segunda-feira.
"É preciso incidir na disputa principal em curso neste início do segundo mandato: as definições sobre os rumos da política econômica", prossegue a resolução.
Um integrante da executiva afirmou à Reuters que esse tema foi o que tomou maior tempo das discussões, porque há grande preocupação no partido com o ambiente macroeconômico.
"Foi um ano muito sofrível com o Guido (Mantega) na Fazenda. Temos que recuperar a credibilidade da política econômica, com o mercado e com os aliados", disse à Reuters o petista, pedindo para não ter seu nome revelado.
"O ambiente está bem deteriorado", acrescentou.
Militantes do PT aguardam resultado da eleição no Rio de Janeiro. 26/10/2014
Segundo ele, a resolução pode ser encarada como uma reivindicação dos petistas para que Dilma inclua o partido no amplo diálogo que pretende fazer sobre as próximas medidas econômicas para retomar o crescimento da economia.
Dilma amarga uma das piores médias de crescimento do país, abaixo dos 2 por cento ao ano, e a inflação tem girado há meses acima dos 6 por cento e no período de 12 meses está acima do teto da meta de 4,5 por cento, com banda de tolerância de dois pontos percentuais, atingindo em setembro 6,75 por cento.
O petista disse ainda que na reunião não foram discutidos nomes para substituir Mantega e eles nem mesmo debateram os nomes que vêm sendo mencionados na mídia para o cargo.

Postar um comentário

0 Comentários