Regiãio:Chuvas já recuperam os mananciais

Em Sorocaba, a represa do Ferraz está com nível de 1,90 metro e em Salto, aumenta a vazão do rio Tietê




Giuliano Bonamimgiuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br

As chuvas registradas em novembro começam a recuperar os mananciais de Sorocaba e região. Na barragem reguladora situada na região de Aparecidinha o visual é animador. A terra seca e rachada do solo, antes exposta pela estiagem, agora está coberta pelo espelho-d"água graças aos quatro dias consecutivos de chuva em Sorocaba. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação pluviométrica medida na cidade entre segunda-feira e ontem foi de 16,4 milímetros.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informou que a barragem, chamada de represa do Ferraz, está atualmente com o nível de 1,90 metro. A altura ideal, de acordo com a autarquia, fica entre 2 e 2,50 metros. Neste ano, a profundidade chegou a apenas 25 centímetros nos momentos mais críticos. No local está instalada a Estação de Tratamento de Água (ETA) Engenheiro Celso Eufrásio Monteiro, no Éden.

Mesmo com essa elevação no nível do reservatório, o Saae manterá o regime de rodízio implantado em 7 de julho. O objetivo é evitar o esgotamento da represa do Ferraz e afastar a possibilidade de falta de água generalizada. Desta forma, a autarquia interrompe a distribuição de água a partir da ETA do Éden, das 6h às 18h, nos bairros das regiões do Cajuru e Aparecidinha. E das 18h às 6h, deixa de abastecer os bairros pertencentes às regiões do Éden e Iporanga.

A elevação do nível da represa do Ferraz surpreendeu o ajudante geral Michel Moraes da Silva, 18 anos, que frequenta desde pequeno o local tanto para nadar quanto para pescar. "Na terça-feira estava seco, andei pela terra, no meio do barro. Hoje [ontem] já subiu bastante", comenta.

O técnico em informática Fernando Mendes Vrech, 30, também costuma visitar o local para tirar fotos de pássaros. "Realmente a represa encheu muito rápido, praticamente um dia para o outro, o que é bom sinal", conta.

Vrech mora no Éden e, segundo ele, não tem faltado água em sua residência. "A caixa d"água tem dado conta", assegura.

A outra boa notícia, em tempos de estiagem, é a possibilidade de mais chuva nos próximos dias. Segundo o Inmet, hoje há a possibilidade de chuva no período da tarde. A precipitação pluviométrica voltará amanhã de forma mais intensa. A previsão é que caia 20 mm de água durante os dois dias na cidade.

O Saae de Sorocaba informou também que a represa de Ipaneminha, que integra o sistema da ETA do Cerrado, está com um nível de 2 metros de altura. O normal fica entre 2 e 2,50 metros. Já os números relacionados à represa de Itupararanga, responsável pelo abastecimento de 90% da população sorocabana, não são divulgados pela Votorantim Energia por questões estratégicas, mas garante água para o abastecimento público, de acordo com o volume outorgado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) ao Saae de Sorocaba.

Especificamente para a região que passa por rodízio, a autarquia tem trabalhado há pelo menos cinco anos em dois projetos. São eles a ampliação em 50% da ETA do Éden e a implantação da Estação de Tratamento de Água Vitória Régia. Os dois sistemas serão interligados e, desta forma, a região do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Iporanga terá um ganho substancial em volume de água tratada, assim como a cidade como um todo.

Os dois projetos estão na etapa de licitação para contratação e elaboração do projeto executivo. A ampliação da ETA do Éden tem financiamento de R$ 10 milhões e a nova ETA do Vitória Régia possui financiamento de R$ 53 milhões.

Para o restante da cidade além da expansão das redes de distribuição de água e de coleta e afastamento de esgoto, que acontece diariamente , o Saae tem feito investimentos contínuos em obras de maior porte. Os mais recentes (em andamento e já finalizados) são a ampliação e modernização da ETA do Cerrado, a implantação da nova ETA do Vitória Régia, a implantação de cinco novos reservatórios (Iporanga, São Bento, Vitória Régia, Éden e Brigadeiro Tobias), a recuperação da adutora de água bruta de 500 mm de diâmetro, na serra de São Francisco e o novo anel adutor da zona norte, de 600 mm de diâmetro e 4,6 quilômetros de extensão, desde a ETA do Cerrado até a avenida Santos Dumont.

Postar um comentário

0 Comentários