RodapéNews - Edição de 14 de novembro de 2014 - sexta-feira

Outlook.com Exibição Ativa
Governo blinda deputado tucano em denúncia de caixa 2
Líder da Bancada do PT na Assembleia, deputado João Paulo Rillo, denuncia manobra da base governista do Conselho de Ética.
00:01:21
Adicionado em 11/11/2014

DIREITOS HUMANOS:

USP É UMA UNIVERSIDADE ONDE, INFELIZMENTE, PARCELA DE ALUNOS E PROFESSORES NÃO RESPEITA A DIGNIDADE HUMANA 

TROTES VIOLENTOS, ESTUPROS, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL NA USP SÃO DENUNCIADOS POR ALUNOS
Estadão - versão impressa -12/11/2014 
Alunas denunciam estupros em festas de estudantes de Medicina da USP
Universitárias narraram as abordagens durante audiência pública na Assembleia Legislativa; grupo feminista fala de práticas e cultura ‘machista’ desde os trotes; um inquérito foi instaurado em agosto e MP solicitou informações à FMUSP há dois meses

Alesp
Violações aos direitos humanos na Faculdade de Medicina da USP são denunciadas
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDH), realizou, nesta terça-feira, 11/11, audiência pública sobre as denúncias de violações de direitos humanos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). O presidente da CDH, deputado Adriano Diogo (PT) disse que há uma cultura de encobrimento desses casos, e afirmou que houve pressão para que a audiência pública não se realizasse. 
Há relatos de abusos sexuais, estupros e até mortes, que acontecem na recepção de calouros e em festas como a Show Medicina, sendo que os fatos são abafados dentro da USP

SEGUNDO MÉDICO DEMISSIONÁRIO, QUE APURAVA ESTUPROS, HÁ COISAS PIORES QUE NÃO FORAM RELATADAS NA ASSEMBLEIA DE SP
Folha - 14/11/2014
Médico que apura abuso sexual na USP se afasta da universidade
O médico patologista Paulo Saldiva, 60, que presidia a comissão que apura as denúncias de abuso sexual na USP, pediu afastamento da instituição nesta quarta (12).
Em entrevista à Folha, Saldiva afirma que "cansou de engolir sapo" e que o escândalo foi a "gota d'água" para sua saída, embora existam outras causas como o desejo de parcerias com outras universidades, o que é vetado hoje pelo regime de trabalho na USP (dedicação exclusiva).
"A faculdade [de medicina da USP] se comportou mal. Houve demora da congregação, ficaram na defensiva [sobre as denúncias de estupro das alunas]. Há uma crise de conduta, de valores. Cansei de engolir sapo", diz.
Segundo o patologista, o relatório da comissão, que deve ser entregue à congregação da Faculdade de Medicina, apresentará um retrato ainda pior do que aquele relatado na Assembleia.
"Há mais denúncias de abuso de álcool e de drogas, de assédio moral, de intolerância religiosa e étnica."

G1 - 14/11/2014
Médico que apura estupros na USP pede afastamento: 'Foi a gota d'água'
Paulo Saldiva presidia comissão que apura casos na Medicina da USP.
Estudantes denunciaram oito casos de estupro desde 2011

HINO RACISTA NA FACULDADE DA USP RIBEIRÃO PRETO
Folha
Grupo acusa bateria da medicina da USP Ribeirão Preto de racismo
A "morena gostosa", a "loirinha bunduda" e a "preta imunda".
É assim que um hino da bateria da faculdade de medicina da USP Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), chamada Batesão, se refere às mulheres.
O caso foi denunciado pelo Coletivo Negro do campus da universidade e será discutido na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) nesta terça-feira (11)

COMISSÕES DA VERDADE

COMISSÕES DA VERDADE PAULISTA E GAÚCHA DEFENDEM REVISÃO DA LEI DE ANISTIA 
Estadão - 12/11/2014
Grupos estaduais pressionam por revisão da Anistia
Comissões da Verdade de São Paulo, Rio e Rio Grande do Sul cobram colegiado nacional para que relatório questione lei criada na ditadura

IDENTIFICADO VIGIA E TORTURADOR DA "CASA DE MORTE"
O Dia
Descoberta identidade secreta de torturador da 'Casa da Morte'
Antonio Lima era o Camarão, homem de confiança do coronel Paulo Malhães

BARBÁRIE ACONTECE NO BRASIL E SÓ SE FALA DA CARTA DE MARTA SUPLICY

BRASIL TEM UM ESTUPRO A CADA 4 MINUTOS E UM HOMICÍDIO A CADA 10 MINUTOS: EM 2013, MAIS DE 100 MIL ESTUPROS E MAIS DE 50 MIL HOMICÍDIOS
Estadão - 12/11/2014
País tem um estupro a cada 4 minutos
Dados do 8º Anuário Nacional de Segurança Pública, divulgados ontem, revelam ainda que Brasil registra 1 homicídio a cada 10 minutos

TV Gazeta
Mais 50 mil homicídios… [Mais de 100 estupros....] E estamos debatendo a carta da Marta - Comentário de Bob Fernandes

FALTA D'ÁGUA EM SP

CINISMO DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: NÃO HÁ RACIONAMENTO DE ÁGUA EM SP
Folha
Economia permanente de água afetará todas as áreas de São Paulo
Governo afirma que não há racionamento, mas moradores de todas as regiões relatam falta de água durante as noites (e agora também durante o dia, como no bairro do Tatuapé, na zona leste da cidade de São Paulo: racionamento ocorre entre 19h e 6h do dia seguinte)

APESAR DO CINISMO E DO "RACIONAMENTO EXTRA-OFICIAL" DE ÁGUA NO INTERIOR E NA CAPITAL, ALCKMIN É "QUERIDINHO" DE UM ELEITORADO FIEL
Viomundo
Água: Deputado diz que Alckmin optou pelos paulistas da capital
“O governo de São Paulo fez uma opção pelos paulistas que moram na capital, e deixou à míngua os paulistas do interior”, desabafou o deputado federal Guilherme Campos (PSD-SP). Segundo ele, pelo menos 35 municípios do estado de São Paulo já decretaram o racionamento de água. A cidade de Itu, por exemplo, sofre há quatro meses com a falta d’água. “Se não houver um dilúvio, vai faltar água. A falta com a verdade do governo para enfrentar a crise joga com otimismo para chuvas futuras”, disse

MUITA CARA-DE-PAU: MAURO ARCE, SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS, EXIME DE CULPA SABESP E GOVERNO ALCKMIN PELA FALTA D'ÁGUA E RESPONSABILIZA CONSUMIDOR  PELAS TORNEIRAS SECAS POR NÃO TER CAIXA D'ÁGUA "ADEQUADA" EM CASA
Folha
Consumidor sofre porque não tem caixa d'água, diz Mauro Arce
O secretário de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mauro Arce, afirmou nesta quarta-feira (12) que os consumidores sofrem com a falta de água por não ter caixa d'água em casa.
Em depoimento à CPI da Sabesp na Câmara Municipal, o secretário responsabilizou as pessoas que não têm caixa d'água adequada em suas casas por estarem sofrendo com torneiras secas nos últimos meses.
Pelo menos 2% da população, ou 400 mil pessoas, estão sendo afetadas pela redução de pressão na rede da Sabesp, ação que foi intensificada nos últimos meses. Segundo Arce, a falta de água durante a noite e a madrugada "é um problema que nasce principalmente em uma falta de atendimento à norma técnica".
O político do governo do PSDB afirma que existe um regra estabelecida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que obriga as pessoas a terem caixa d'água em suas casas. Mas, na verdade, a regra apenas recomenda a instalação de reservatórios.
Depois de seu depoimento, ao ser questionado por uma jornalista se o problema pela falta de água era o fato de o usuário não ter caixa d'água em casa, Arce respondeu: "Exatamente. [O problema] é a falta de água adequada. Muitas vezes tem caixa, mas não adequada".

"PROGRAMA DEMANDA FIRME" DA SABESP, QUE DÁ DESCONTO GENEROSO PARA GRANDES CONSUMIDORES, ESTÁ EM XEQUE
Valor (via Idec)
Falta de água leva Sabesp a rever exclusividade
Hoje, às voltas com a seca e o risco de desabastecimento, a empresa - que pede para não ser identificada - tenta reativar os poços fechados com anuência da Sabesp. A estatal flexibilizou os contratos de exclusividade, permitindo o uso dos poços ou caminhões-pipa depois do agravamento da crise hídrica. Nesse e em outros casos, a flexibilização não surtiu efeito: "O poço não existe mais; secou", disse um porta-voz do empreendimento. "Estamos há meses tentando perfurá-lo novamente e não conseguimos mais." Para evitar que se tornem fontes de contaminação, os poços devem ser cimentados quando inativos, o que pode inutilizá-los de forma permanente.
Esse é um exemplo de como funciona e em que acarreta hoje o programa Demanda Firme, modalidade de contrato de fidelização de grandes clientes criado pela Sabesp em 2007. Cartilhas antigas dão conta de que os benefícios do programa, além da economia financeira, passavam também por garantir água de qualidade às empresas e aumentar a eficiência e o controle sobre o consumo, sujeito a muita irregularidade no mercado complementar. Depois que a maior seca das últimas décadas colocou a capacidade de abastecimento da companhia em xeque, a efetividade do programa passou a ser questionada por especialistas, concorrentes e consumidores.

CONSEQUÊNCIA DIRETA DA NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO DE SP
Estadão
ANA e DAEE vão pedir que interior receba menos água
Cidades da região de Campinas podem ter abastecimento cortado ou captação de rios reduzida para preservar o Sistema Cantareira

ALUNOS SÃO PROIBIDOS DE ESCOVAR DENTES EM ESCOLAS DE MAIRINQUE (SP)
[Solução simples: com torneira fechada, aluno pode usar um copo cheio d'água para fazer o bochecho após a escovação]
G1 / Sorocaba - Jundiaí
'Falta de água em escola não justifica suspender escovação', diz CRO
Crianças foram impedidas de escovar dentes em escola de Mairinque.
Conselho Regional de Odontologia (CRO)  diz que prefeitura pode ser responsabilizada

NA PRÁTICA, MÍDIA PARTIDARIZADA, ALÉM DE CÚMPLICE,  BLINDA MUITO BEM O GOVERNO ALCKMIN
Viomundo
“Mídia é cúmplice do governo Alckmin na crise da água em São Paulo”, afirma Marzeni Pereira da Silva nesta entrevista à jornalista Conceição Lemes
Os moradores de São Paulo – principalmente os das periferias, entre os quais esta repórter se inclui — sabem que isso é mentira. Eu moro na Penha, Zona Leste da capital, e por volta das 19h a água some da torneira e só reaparece por volta das 7h do dia seguinte. Dia a após dia, há vários meses.
Curiosamente, a grande imprensa não detona Alckmin por isso. E, ainda, corrobora a versão do governador, jogando a culpa das costas de São Pedro.
“A mídia ajudou o governador a acobertar as reais razões da crise”, denuncia Marzeni Pereira da Silva. “Houve a clara preocupação de poupá-lo, relacionando a falta de água somente à estiagem.”

PT EM FOCO

SAÍDA DE MARTA DO MINISTÉRIO DA CULTURA
Folha - Painel - 13/11/2014
Cobrança de Mercadante antecipou saída de Marta de ministério

G1
Ela não fez nada de errado', diz Dilma sobre crítica de Marta à economia
Em carta de demissão, ministra da Cultura criticou atual equipe econômica.
Na visão da presidente, Marta Suplicy apenas 'externou' a opinião dela

Valor (via RN)
Pré-candidatura de Marta Suplicy agrada parte do PT
A pré-candidatura da senadora e ex-ministra da Cultura Marta Suplicy (PT) à Prefeitura de São Paulo, em 2016, já tem aval de parte do PT paulista. O prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), é tido no partido como nome natural para disputar a reeleição, mas a pré-candidatura de Marta começa a ser engrossada por petistas insatisfeitos com o espaço do PT na gestão.
A candidatura de reeleição de Haddad divide o PT e dissidências já são identificadas na bancada da Câmara dos Deputados. Para os aliados de Marta, a gestão municipal é vista como "burocrática", "formada por técnicos" e com uma atuação política do prefeito ainda discreta. "Marta vai ocupar o espaço político que Haddad não conseguiu até agora. O prefeito não consegue liderar politicamente a cidade", disse um petista influente no partido. A pré-candidatura de Marta poderá ganhar mais força caso a popularidade do prefeito não deslanche em 2015.

Folha
À frente da Cultura, Marta teve ganhos no Congresso e derrotas no Executivo
Apesar de ter aprovado o Vale-Cultura dois meses após ter assumido a pasta, destravando um projeto parado desde 2009, Marta não convenceu a Fazenda a dar incentivo fiscal às microempresas participantes. O programa não chegou a 1% da meta de trabalhadores beneficiados (255 mil pessoas ante um potencial de 42 milhões).
O mesmo ocorreu com um projeto anunciado como prioridade de sua gestão: a reforma da Lei Rouanet, mecanismo de incentivo à cultura por meio de isenção fiscal a empresas apoiadoras. A proposta dobraria o impacto orçamentário da lei, chegando a R$ 3 bilhões, mudança à qual a equipe econômica resiste

CRÍTICAS CONSTRUTIVAS AO COMPORTAMENTO DO PT
Folha - 02/11/2014
"O PT cometeu erros graves, mas é melhor, sem comparação", disse dom Pedro Casaldáliga,ao comentar a vitória de Dilma Rousseff 
A frase combinava com a atmosfera de alívio entre religiosos e auxiliares na casa de dom Pedro - bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso -, um nome proeminente da ala esquerda da Igreja Católica, com laços históricos com o PT, um dia depois da eleição mais acirrada da história recente.
No Mato Grosso a vitória foi de Aécio Neves. No Vale do rio Araguaia, aposta dos produtores para dobrar a área cultivada de soja no Estado nos próximos anos, o tucano teve folgada vantagem.
Sentado em frente ao ventilador que tentava amenizar o calor denso da cidade, às margens do rio Araguaia, dom Pedro, com 86 anos, falava com bastante dificuldade, debilitado pelo Mal de Parkinson. Seu assistente, frei Paulo Santos, ajudava na compreensão de frases

Folha - Tendências / Debates - 10/11/2014 - Página A3
A fábula petista - por Frei Betto
Com o tempo, o PT deixou de valorizar o trabalho da formiga e passou a entoar o canto da cigarra. O projeto de Brasil deu lugar ao de poder
Os avanços socioeconômicos promovidos pelos governos Lula e Dilma coincidiram com o retrocesso político. Em 12 anos de governo, o PT despolitizou a nação. Preferiu assegurar governabilidade com alianças partidárias, muitas delas espúrias, em vez de estreitar laços com seu esteio de origem, os movimentos sociai

RodapéNews - 27/10/2014
PT tem que voltar às suas origens, implementar os chamados núcleos de base e se restituir num partido de massas, ligados aos movimentos sociais, sindicais e populares - por Paulo Dantas
Ao lado de não fiscalizar o software das urnas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral nestas eileições, criado  por empresas privadas (entre elas, a Engetec, que tem como principal acionista um colaborador da campanha de Aécio Neves) e de não lutar pelo voto impresso, há   uma sucessão de erros do partido que se acumulam há alguns anos - desde situações específicas em determinados municípios a encaminhamentos de políticas gerais, pela direção nacional  - que precisam de um processo de  autocrítica do partido e de correções urgentes.
Com o objetivo de respaldar a luta por avanços democráticos, não resta alternativa senão a de colocar na ordem do dia a constituição desses núcleos de base, para que o partido enfrente os próximos desafios, que serão muitos com a reeleição de Dilma. 
Na correlação de forças para avançar nestas reformas, diante de um Congresso Nacional conservador, o PT tem que se reconstituir num partido de massas, ligado aos movimentos sociais, populares e sindicais e contar com a mobilização de seus integrantes. É o único meio de pressão para respaldar e concretizar tais reformas
http://rodapenews.blogspot.com.br/2014/10/pt-precisa-deixar-de-ser-um-partido-da.html

RESOLUÇÃO POLÍTICA OPORTUNA E IMPORTANTE POR PARTE  DA DIREÇÃO NACIONAL
PT-ORG - 03/11/2014
PT discute cenário político após reeleição de Dilma Rousseff
Executiva Nacional recomenda análise social, democratização da mídia e fortalecimento das redes digitais do partido

Leitura recomendada:

SUSPEITA DE CAIXA 2 E APARELHAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA POR BRUNO COVAS,  EX-SECRETÁRIO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE 

DEPUTADO ESTADUAL BRUNO COVAS (PSDB-SP) É BLINDADO PELA BASE ALIADA DE GERALDO ALCKMIN (SP) NA COMISSÃO DE ÉTICA DA ASSEMBLEIA DE SP
AP 09/10/2014
PT quer que Bruno Covas explique ao Conselho de Ética suspeita de caixa 2


Youtube / TV PTAlesp
Governo blinda deputado tucano em denúncia de caixa 2

OUTRAS NOTÍCIAS DE ÂMBITO NACIONAL

7ª FASE DA OPERAÇÃO LAVA JATO
Reuters
PF lança nova fase de Operação Lava Jato com 27 mandados de prisão
SÃO PAULO (Reuters) - A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira nova fase da Operação Lava Jato, com a participação de 300 policiais federais que cumprem 85 mandados judiciais em cinco Estados e no Distrito Federal, e o bloqueio de cerca de 720 milhões de reais em bens de 36 investigados, informou a PF.
Os mandados incluem seis de prisão preventiva, 21 de prisão temporária, nove de condução coercitiva e 49 de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, além do Distrito Federal

SÃO PAULO PERDE ESPAÇO NA ECONOMIA NACIONAL E CRESCE MENOS DO QUE O RESTANTE DO PAÍS
CA
IBGE: por que SP não vai esperar 4 anos
O Brasil cresce para fora de São Paulo. E os tucanos vão para o Golpe !

OUTRAS NOTÍCIAS DE SP

INSTALAÇÃO DE CICLOVIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO

MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO CIVIL PARA APURAR INSTALAÇÃO DE CICLOVIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO APÓS RECEBER CERCA DE 40 REPRESENTAÇÕES DE MORADORES QUE QUESTIONAM FALTA DE PLANEJAMENTO E DE DISCUSSÃO COM INTERESSADOS
G1 - 12/11/2014
Promotora investiga ciclofaixas e ciclovias na cidade de São Paulo
Prefeitura já inaugurou cerca de 112,5 km de vias exclusivas para bikes. 
Promotora pede informações sobre estudos e cronograma de implantação

Estadão - 12/11/2014
Ministério Público investiga instalação de ciclovias em SP

RECUO DA PREFEITURA NESTE CASO MOSTRA FALTA DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS CICLOVIAS
Folha
Prefeitura de SP cede a restaurantes e apaga ciclovia em praça no centro de SP
A Prefeitura de São Paulo cedeu ao apelo de comerciantes e está "apagando" a ciclovia implantada na praça Vilaboim, em Higienópolis, região central da capital paulista.
Desde que foi inaugurada, em setembro, donos de bares e restaurantes da praça reclamavam que a via de ciclistas, pintada junto à calçada do lado direito, prejudicava o acesso de clientes aos estabelecimentos – é proibido parar e estacionar sobre as ciclovias.
Para mudar a situação, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu alterar o trajeto da pista. Desde quarta-feira (12), ela está passando tinta da cor cinza por cima da faixa vermelhada usada pelos ciclistas, que será pintada em outro local

EM CRISE E CORTANDO GASTOS, USP PODE USAR ENEM
O Globo (via OE)
Em crise e com queda na procura, USP já admite voltar a usar Enem
"O vestibular da USP se tornou obsoleto em presença da abrangência do ENEM." Antônio Freitas Pró-reitor da FGV

CPI PARA ACHACAR COMERCIANTES
Estadão
CPI: 4 comerciantes relataram achaque
Eles teriam sido alvo de servidores flagrados em vídeo; promotores fazem buscas em escritórios que seriam indicados no esquema

INTERNACIONAL

PAPA MANDA INVESTIGAR CASOS DE PEDOFILIA
Estadão
Papa cria comissão para casos de pedofilia
Objetivo de grupo formado por bispos e cardeais é acelerar a investigação de crimes graves cometidos por sacerdotes, como abuso de menores

TENSÃO NO MÉXICO CONTINUA
Estadão
Manifestantes queimam sede regional de partido do presidente no México
Edifício do PRI em Guerrero – Estado onde estudantes foram sequestrados e assassinados por cartel – foi atacado durante protestos pela intensificação das investigações sobre caso; governo de Enrique Peña Nieto passa por sua mais grave crise institucional

ESPORTES

ESCÂNDALO, ENVOLVENDO ESCALAÇÃO IRREGULAR E PREMEDITADA DO JOGADOR EVERTON, DA PORTUGUESA, É PIOR DO QUE A "MÁFIA DO APITO", AFIRMA PROMOTOR DE JUSTIÇA ROBERTO SENISE LISBOA

CartaCapital
Se a Portuguesa se vendeu, quem comprou?
Na última rodada do Brasileirão de 2013, disputada em 7 e 8 de dezembro, Náutico e Ponte Preta chegaram rebaixados, enquanto outros seis times lutavam para se livrar do descenso: Fluminense (43 pontos), Vasco (44), Coritiba (45), Criciúma (46), Internacional e Portuguesa (ambos com 47). O Fluminense venceu o Bahia na Fonte Nova, mas acabou na zona do rebaixamento por conta da vitória do Coritiba sobre o São Paulo. Dias depois de o campeonato encerrado, veio a surpresa. A Portuguesa e o Flamengo teriam utilizado jogadores de forma irregular, e perderiam quatro pontos, gerando uma mudança na tabela que salvaria o Fluminense e rebaixaria o clube paulista.
O caso trouxe à tona faces feias do futebol brasileiro. Mostrou a desorganização da Portuguesa, que não enviara representantes ao julgamento, a incompetência da CBF, que não tinha capacidade de informar de forma eficiente as suspensões; e o viés seletivo do STJD, que mais uma vez se mostrava pronto a agir e impor a lei quando esta favorecia um clube do Rio de Janeiro. O caso pode ser pior que isso, no entanto.
Em janeiro, o promotor que investiga o caso afirmou que até seis pessoas de dentro da Portuguesa sabiam que Héverton seria julgado. Para Roberto Senise Lisboa, tratava-se de um indício de favorecimento ilícito: alguém da Portuguesa teria escondido a informação para prejudicar o clube e conseguir algum benefício próprio

Postar um comentário

0 Comentários