RodapéNews - Edição de 15 de novembro de 2014

Outlook.com Exibição Ativa
Emir Bechir fala sobre o seu pedido de cassação do Prefeito Daniel
Em entrevista ao Jornal da Economia, o jornalista Emir Bechir falou sobre o pedido de cassação do Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, protocolado por ele na Câmara Municipal dos…
00:07:23
Adicionado em 13/11/2014
444 exibições

OPERAÇÃO LAVA JATO

ESCÂNDALO DENTRO DO ESCÂNDALO DA PETROBRÁS PODE ANULAR INVESTIGAÇÕES SOB COMANDO DO JUIZ FEDERAL SÉRGIO MORO
Rádio Observatório da Imprensa - 13/11/2014
De onde vêm os factoides - texto e comentário radiofônico Luciano Martins Costa
Não há nada mais interessante nos jornais de quinta-feira (13/11) do que a reportagem do Estado de S.Paulo revelando que os delegados federais responsáveis pela Operação Lava-Jato compunham uma espécie de comitê informal do candidato Aécio Neves à Presidência da República enquanto vazavam seletivamente para a imprensa dados do inquérito. A repórter Julia Duailibi teve acesso a perfis restritos do Facebook, nos quais autoridades da Superintendência da Polícia Federal do Paraná agem como os mais fanáticos ativistas da polarização política que marcou a campanha eleitoral. 
A reportagem inclui entrevistas com especialistas em Direito Administrativo e Penal para os quais o posicionamento político de delegados na condução de uma investigação pode colocar em xeque a neutralidade e conduzir até mesmo à nulidade de um inquérito. Alguns dos consultados citam a Operação Satiagraha, que levou à destituição e condenação do delegado federal Protógenes Queiroz por vazamento de informações sigilosas. Como se sabe, com essa justificativa a Operação Satiagraha foi esvaziada por decisão do Supremo Tribunal Federal, deixando livre o principal acusado, o banqueiro Daniel Dantas.
A revelação feita pelo Estado de S.Paulo e o que se pode apurar sobre os personagens dessa história compõem um escândalo dentro do escândalo da Petrobras e expõem a perigosa contaminação de toda uma superintendência regional da Polícia Federal por interesses externos ao da atividade policial, o que coloca em dúvida a qualificação de seus agentes para conduzir essa investigação, e, por consequência, de todo o noticiário que se seguiu.

POSTAGENS FEITAS POR DELEGADOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO PÕEM ISENÇÃO DA OPERAÇÃO EM XEQUE, DIZEM ADVOGADOS
Estadão - 13/11/2014
Delegados da Lava Jato exaltam Aécio e atacam PT na rede
Durante a eleição, perfis de policiais que investigam o escândalo na Petrobrás chamam Lula de ‘anta’ e replicam conteúdo crítico a Dilma

REPORTAGEM DO ESTADÃO, SEGUNDO ANÁLISE DE LUIS NASSIF,  VISA MELAR OPERAÇÃO LAVA JATO DIANTE DA PRISÃO DE CORRUPTORES CONTUMAZES,  DONOS DE GRANDES EMPREITEIRAS, QUE PAGAM PROPINAS A POLÍTICOS INDEPENDENTES DOS PARTIDOS A QUE ESTEJAM VINCULADOS
GGN
Para entender o noticiário sobre Ministério e Lava Jato - por Luis Nassif
A reportagem do Estadão sobre o ativismo dos delegados não representou a volta do jornalismo isento. Visou melar a operação deflagrada hoje, de prisão de altos executivos de empreiteiras. Na Operação anterior contra a Camargo Corrêa, os jornais endossaram o engavetamento do processo.
A investigação pegou em cheio luminares do governo paulista, como Arnaldo Madeira, executivos da Camargo Corrêa e trazia informações preciosas sobre o acerto feito entre o governo Serra, Ministério Público Estadual e as empreiteiras para abafar o caso do buraco do Metrô. Não bate a ideia de que a operação foi deflagrada para abafar a revelação das preferências tucanas dos delegados. Operações como a de hoje levam tempo para serem montadas.

COM ATRASO DE 24 HORAS, PT E GOVERNO FEDERAL ENTRAM NO DEBATE POLÍTICO SOBRE DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO POLICIAL 
G1 - 15/11/2014 - 11h49
Cardozo diz que oposição tenta usar Lava Jato como '3º turno eleitoral'
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou neste sábado (15), sem citar nomes, que a oposição está tentando usar as novas prisões da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), para construir um "terceiro turno eleitoral".
Ele convocou entrevista coletiva em São Paulo para comentar os desdobramentos da sétima etapa da operação policial, que prendeu, nesta sexta (14), executivos de empreiteiras e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.
“Eu repilo veementemente a tentativa de se politizar essa investigação. De tentar carimbar forças políticas ‘A’, ‘B’ ou ‘C’ para que se possa ter prolongamento de palanque eleitoral”, disse Cardozo.
O ministro apontou supostas tentativas de se fazer, com base na operação Lava Jato, um "terceiro turno eleitoral".
“O governo não mudará um milímetro da sua conduta na perspectiva de exigir investigação, de apurar, doa a quem doer, seja quem for. Falo isso para repelir, com veemência, tentativas de se construir, em cima dessa investigação, um terceiro turno eleitoral. Aliás, postura muito ruim, que não contribui para os avanços da investigação”, disse o titular da Justiça

ADPL - 15/11/2014
No governo da Dilma: Todos presos. No governo do PSDB: Todos soltos
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,chamou de "politização" das investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal. "Há aqueles que ainda acham que estamos em uma disputa eleitoral. Não perceberam que o resultado das urnas já foi dado"

NA CONSTRUÇÃO DO RODOANEL EM SP, CAMARGO CORRÊA FOI CAMPEÃ EM SUPOSTOS SUBORNOS PAGOS AO TUCANATO PAULISTA
Viomundo
Castelo de Areia: Operação que precedeu a Lava Jato, anulada na Superior Tribunal de Justiça [anulação esta que poderá ser ratificada ou peldo STF]  focou na Camargo Corrêa

TIRO PELA CULATRA 
CA
6 das 9 empreiteiras financiaram o Aécio!

ANTES DESSA MEDIDA, MINISTRO TINHA QUE COBRAR VAZAMENTOS ANTERIORES FEITOS PELOS DELEGADOS
O Dia- 14/11/2014
Ministro manda investigar delegados por má conduta
Agentes da Polícia Federal utilizaram internet para atacar Dilma e elogiar Aécio

RELAÇÃO DE  PRESOS, PROCURADOS E FORAGIDOS
Estadão - 15/11/2014
PF prende presidentes de empreiteiras e ex-diretor da Petrobrás ligado ao PT

ADVOGADOS DAS EMPREITEIRAS QUESTIONAM PRISÕES DE EXECUTIVOS
Estadão
Prisão é ilegal, diz defesa de ex-diretor
Empreiteiras afirmam que colaboram com a Justiça

BALANÇO ADIADO
Estadão
Auditoria se nega a assinar balanço e Petrobrás adia divulgação em um mês
Price se recusa a assinar demonstrações contábeis trimestrais da Petrobrás antes do resultado das investigações sobre corrupção na empresa; estatal diz que vai publicar balanço no prazo ‘mais breve possível’, provavelmente no dia 12 de dezembro

FUP DEFENDE PUNIÇÃO PARA CORRUPTORES E CORRUPTOS NO CASO PETROBRÁS
Escrevinhador
Operação Lava Jato: Corruptos e corruptores devem ser punidos para fortalecer a Petrobras
Em documento enviado à presidenta da Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros (FU)  já havia ressaltado que as denúncias de corrupção estão diretamente relacionadas com o intenso processo de terceirização em curso na estatal desde os anos 90.
A Petrobrás tem um papel estratégico para o desenvolvimento do país e, portanto, todas as denúncias de desvios de gestão devem ser rigorosamente apuradas pelos órgãos competentes para que a Justiça possa julgar e punir os culpados.
O que não admitimos é que a empresa continue sendo desmoralizada por setores da sociedade que sempre tentaram enfraquecê-la e seguem fazendo de tudo para se apropriarem de uma das maiores riquezas da nossa nação, que é o pré-sal. Não aceitamos também que a Petrobrás continue sendo alvo de uma campanha de criminalização por setores da mídia que agem em consonância com a oposição para tentar arquitetar um golpe que vem sendo ensaiado desde o segundo turno da eleição presidencial.
A Petrobrás é patrimônio do povo brasileiro e os petroleiros continuarão lutando para que ela seja fortalecida cada vez mais para investir no Brasil, gerando empregos e riquezas para o nosso país.
Apuração rigorosa dos fatos sim. Golpe não!

EMBORA  ACREDITE QUE A LAVA JATO NÃO TENHA MOTIVAÇÃO POLÍTICA, PRISÕES OCORRIDAS NESTA SEXTA ATRAPALHAM MAIS DO QUE AJUDAM NAS INVESTIGAÇÕES, AFIRMA O ADVOGADO PEDRO SERRANO
Blog do Rovai / Revista Fórum
Pedro Serrano: Lava Jato é a melhor e maior apuração da história da PF
Serrano, porém, considera que houve exagero nas prisões realizadas ontem e teme que isso possa vir a atrapalhar o processo. “Houve abuso porque as prisões temporárias servem apenas para os investigados realizarem seus depoimentos e a grande maioria dos que foram presos já haviam se colocado à disposição da Justiça. Ao que parece essas prisões foram apenas para criar um clima de espetáculo”. Na opinião dele, o que vale num processo desses é conseguir punir os culpados ao final do julgamento. E fazer barulho na apuração mais atrapalha do que ajuda.
O advogado não acredita que a Lava Jato tenha motivação política ou interesse em criar clima para impeachment ou algo neste sentido

COROLÁRIO PARA O MAR DE LAMA AMPLO, GERAL E IRRESTRITO NO PAÍS: ESTÁ NA HORA DE DESPRIVATIZAR O ESTADO BRASILEIRO
Viomundo
Prisões em empreiteiras reforça financiamento público - por Luiz Carlos Azenha
Em primeiro lugar, os corruptores não escolhem partidos políticos. Basta consultar as provas levantadas na Operação Castelo de Areia, que em breve divulgaremos — foram temporariamente descartadas pelo STJ — para ver que a lama é ampla, geral e irrestrita.
Num segundo momento, com as provas obtidas a partir da prisão de executivos, é certo que a Operação Lava Jato tende a deixar o Congresso tão enfraquecido quanto o Planalto. Ou alguém acredita que as investigações vão bater apenas em parlamentares petistas? Será que OAS, Camargo Correa, Queiroz Galvão e outras empresas do mesmo porte fazem maracutaias apenas com governos petistas?
Já houve previsões anteriores, desmentidas pelo tempo, segundo as quais a Petrobras ia afundar ou o PT seria extinto. É uma visão parcial, que expressa a falta de isonomia de nossos colunistas.
O governo Dilma está, sim, em xeque. Mais um motivo para que a presidente aja de forma decisiva, especialmente em seu objetivo de fazer a reforma política.
Mas o impacto mais amplo da Operação Lava Jato vai muito além de um partido ou governo: tende a aprofundar a crise de representatividade da qual as manifestações de junho de 2013 foram o mais claro dos sintomas.
Ao estabelecer claramente o nexo entre as grandes empreiteiras e a corrupção política, a Operação Lava Jato também fortalece aqueles que, como nós, acreditam no financiamento público de campanhas.
PS do Viomundo: E o editorial do Estadão, acusando Dilma e Lula de saberem de tudo, hein? Será que a operação vazou antes para o matutino paulista? Tá com cara disso. Arrastar Lula e Dilma para o meio do escândalo é a esperança dos barões das empreiteiras para escapar da cadeia.

FALTA D'ÁGUA EM SP

PARA VICENTE ANDREU, PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA), SÓ DILÚVIO SALVA SÃO PAULO ....DA CRISE HÍDRICA
Estadão
Agência diz que SP precisa de ‘dilúvio’; Estado vê ‘sabotagem’ de parcerias
Presidente da ANA afirma que é preciso repor um déficit hídrico de 20% no Cantareira e recompor um superávit de 25% para chegar a janeiro no mesmo nível do registrado no início deste ano; subsecretário estadual diz que dirigente ‘dissemina o pânico’

ALÉM DA FALTA D'ÁGUA, PODE FALTAR LUZ NOS PRÓXIMOS 2 ANOS, AFIRMA PAULO MASSATO, DIRETOR DA SABESP, ENDOSSANDO PALAVRAS DE VICENTE ANDREUS
SPTV - 2ª Edição - 14/11/2014
Vídeo: Diretor metropolitano da Sabesp diz que além de água, pode faltar luz em São Paulo

Estadão - 15/11/2014
Com chuva atual, diretor da Sabesp diz ter ‘certeza’ de que faltará água e luz
Em depoimento ao Ministério Público Estadual, Paulo Massato declarou que há possibilidade de desabastecimento em 2015 e em 2016; ele afirma que, desde 2004, empresa vem executando medidas para reduzir a dependência do Sistema Cantareira

VÍDEOCLIPE DA MÚSICA "SAMBA DA FALTA DE ÁGUA"
Uol
'Saudade dos tempos de enchente', diz samba sobre a falta de água em SP

CONTA D'ÁGUA SOBE, NO MÍNIMO, 5,4% NO PRÓXIMO MÊS, CONFIRMA ALCKMIN
Folha
Passadas eleições, governo Alckmin aumentará conta de água em SP
Pouco mais de um mês após a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB), o governo de SP anunciou o aumento da conta de água dos consumidores a partir de dezembro.
O anúncio ocorre em meio a mais grave estiagem já registrada no Estado e sete meses após a gestão tucana ter recebido autorização para a aplicação desse aumento.
Quando recebeu aval da Arsesp (agência reguladora de saneamento e energia), em abril passado, o governo Alckmin abdicou desse direito e anunciou que o aumento da conta de água ocorreria em um momento oportuno até o mês de dezembro.
Agora, o reajuste deve ser superior aos 5,4% autorizados sete meses atrás.

Uol
Alckmin nega que tenha segurado reajuste da água por causa da eleição
Pouco mais de um mês após a reeleição de Alckmin, o governo de SP anunciou o aumento da conta de água dos consumidores a partir de dezembro. O reajuste ocorrerá em meio a mais grave estiagem já registrada no Estado e sete meses após a gestão tucana ter recebido autorização para a aplicação desse aumento.
Quando recebeu aval da Arsesp (agência reguladora de saneamento e energia), em abril passado, o governo Alckmin abdicou desse direito e anunciou que o aumento da conta de água ocorreria em um momento oportuno até o mês de dezembro. Agora, o reajuste deve ser superior aos 5,4% autorizados sete meses atrás

OUTRAS NOTÍCIAS DE SÃO PAULO

ALAGAMENTOS, CICLOVIA APAGADA E DESMATAMENTO COM DUPLICAÇÃO DE RODOVIA
Estadão
Chuva causa alagamentos e lentidão na cidade de São Paulo
CET apaga ciclovia em Higienópolis
Duplicação da Rio-Santos pode desmatar

FATURAMENTO DE EMPRESAS DE ÔNIBUS NA CIDADE DE SÃO PAULO E REVISÃO DA INSTALAÇÃO DE CICLOVIAS
Auditoria vê falha no caixa de ônibus
Divergência apontada pela Ernst & Young chega a R$ 38,5 mi; Prefeitura pretende usar análise final como base para nova licitação
Secretário admite revisão de ciclovia
Este posicionamento decorre após CET apaga ciclovia em Higienópolis

QUEM USAR SACOLINHA DE SUPERMERCADO PARA DESCARTAR LIXO ORGÂNICO PODERÁ SER MULTADO EM R$ 50 NA CIDADE DE SÃO PAULO
Estadão
SP libera sacolinha; uso errado dará multa

PEDIDO DE CASSAÇÃO DE PREFEITO DE SÃO ROQUE (SP)
Jornal da Economia
Pedido de cassação do Prefeito Daniel é protocolado na Câmara de São Roque
Nesta terça-feira, dia 11/11, foi protocolado sob o nº 7421/2014 na Câmara Municpal de São Roque um pedido de cassação do mandato do Prefeito Daniel de Oliveira Costa (PMDB). O denunciante é o empresário Emir Afonso Garcia Bechir

Youtube /JE Online
Emir Bechir fala sobre o seu pedido de cassação do Prefeito Daniel
Em entrevista ao Jornal da Economia, o jornalista Emir Bechir falou sobre o pedido de cassação do Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, protocolado por ele na Câmara Municipal dos Vereadores na terça-feira, dia 11.

MÁFIA DO ASFALTO EM VOTUPORANGA (SP): DEPUTADO ESTADUAL CARLÃO PIGNATARI (PSDB-SP), PREFEITO NASSER MARÃO (PSDB) E EMPRESÁRIOS DO GRUPO SCAMATTI TÊM BLOQUEADOS PELA JUSTIÇA
Diário da Região de Rio Preto  
Justiça bloqueia bens de deputado, prefeito e empresários
A Justiça de Votuporanga determinou a indisponibilidade de bens que somam R$ 12 milhões do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), do prefeito Nasser Marão (PSDB) e de empresários ligados ao grupo Scamatti, dentro do esquema da Máfia do Asfalto

DÍVIDA DE R$ 175 MILHÕES DA USP, HERDADA DA GESTÃO DE GRANDINO RODAS, VAI PASSAR POR PENTE FINO
Estadão
USP: dívida herdada ainda é de R$ 175 milhões
Valor se refere a grandes obras da gestão de João Grandino Rodas; o atual reitor abriu sindicância para apurar a evolução dos gastos

OUTRAS NOTÍCIAS DE ÂMBITO NACIONAL

OCUPAÇÃO DEMOCRÁTICA DAS RUAS DAS CIDADES BRASILEIRAS

20 MIL DEFENDEM REFORMA POLÍTICA E CONTRA GOLPISMO 
RBA
Ato em São Paulo reúne 20 mil em defesa das reformas e contra golpismo
Entidades 'contra a direita, por mais direitos' mandam recado de apoio, ao mesmo tempo que cobram de Dilma ações para mudanças consideradas essenciais
São Paulo – Ao som de Racionais MCs e Luiz Gonzaga, 20 mil pessoas ligadas a movimentos sociais, partidos e sindicatos realizaram ontem (13) uma manifestação na avenida Paulista, região central da cidade, em defesa de reformas estruturais e em apoio a proposta da presidenta Dilma Rousseff (PT) de realizar um plebiscito para consultar a população sobre como efetivar a reforma política. O ato também foi um rechaço contra a ação realizada no último dia 1º, em que cerca de duas mil pessoas pediram o impeachment da presidenta e intervenção militar no país.
O tema central do ato, considerado prioritário para os movimentos é a reforma política. Com financiamento público de campanhas para acabar com a interferência do poder econômico nas eleições, maior participação popular nas decisões e isonomia para que os partidos concorram em igualdade de condições nos pleito

ato
Manifestantes de diversos movimentos e entidades tomaram a avenida Paulista pacificamente

ATO NA PAULISTA NESTE SÁBADO, 15/11, COM 3,5 MIL MANIFESTANTES, PEDINDO IMPEACHMENT DE DILMA, REVOLTOU LOBÃO
Terra
Ato contra Dilma em SP revolta até Lobão: "cretinos!"
Um protesto pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff reune cerca de 3,5 mil pessoas na avenida Paulista, na tarde deste sábado, de acordo com a Polícia Militar (PM). O grupo segue em caminhada até a praça da Sé, na região central.
Alguns cartazes na manifestação comparavam o Brasil à Venezuela
O músico Lobão compareceu ao protesto, porém se disse indignado com os pedidos de intervenção militar que observou no ato. Segundo ele, estavam sendo distribuídos panfletos com os dizeres "SOS Forças Armadas". O cantor escreveu em seu Twitter: "Um monte de gente indo embora desapontadíssima com essa invasão de cretinos da extrema direita

NOVO MINISTÉRIO
Estadão - 14/11/2014
Leia nesta página:
  1. PT cobra ministério ‘qualificado’ e mais peso político para a sigla no 2º mandato
  2. Rui Falcão afirma que Marta não vai deixar a legenda
  3. Chinaglia é o favorito entre os deputados do PT para disputar a presidência da Câmara e  isolar Eduardo Cunha

DIREITOS HUMANOS

PARA GRUPO PAULISTA, NÚMERO DE VÍTIMAS DA DITADURA É AINDA MAIOR
Estadão
Comissão da Verdade Nacional lista 421 mortos na ditadura por razões políticas
Grupo nacional vai constatar em seu relatório final que número de vítimas do regime militar é maior do que o estabelecido oficialmente

LIVROS ATUALIZAM E REVELAM CRIMES DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA  PARA QUE ELES NÃO SE REPITAM
O Globo
Livro reúne histórias de crianças presas, torturadas ou exiladas durante a ditadura no Brasil
Organizado pela Comissão da Verdade de São Paulo, volume traz depoimentos de 40 pessoas que hoje têm entre 40 e 60 anos
Imagem inline 1
Crianças filhas de perseguidos pela ditadura militar no Brasil eram fichadas pelo Dops - Reprodução

RSUrgente
Ayrton Centeno lança “Os Vencedores”, uma grande reportagem sobre a ditadura
[Dica da internauta Vera C.]
O jornalista Ayrton Centeno lança, dia 18 de novembro, em Porto Alegre, o livro “Os Vencedores” (Geração Editorial), uma grande reportagem de 850 páginas sobre os anos de chumbo da ditadura no Brasil. O mote do livro, segundo o autor, é “quem ganhou, perdeu e quem perdeu, ganhou”, ou seja, os derrotados pela ditadura de 1964 são hoje os verdadeiros vencedores, enquanto os vencedores de 50 anos atrás perderam sob o ponto de vista do julgamento da História.
O livro traz relatos de Dilma Rousseff, José Genoíno, Aloysio Nunes Ferreira, Frei Betto, Gilberto Gil, Carlos Araújo, Alfredo Sirkis, Raul Ellwanger, Tarso Genro, Ignácio de Loyola Brandão, Marília Pêra e José Dirceu, entre outros e outras. O lançamento ocorrerá na livraria Saraiva, do Moinhos Shopping, a partir das 19 horas.
Chega em muito boa hora o livro de Centeno. No momento, em que voltam a se ouvir abertamente algumas vozes nas ruas de cidades brasileiras defendendo um novo golpe militar contra a democracia, a atualização dos crimes cometidos pela ditadura e do que ela custou ao povo brasileiro tem uma dimensão civilizatória contra a tentação do retorno da barbárie

VIOLÊNCIA NA USP: INTEGRANTES DO GRUPO SHOW DE MEDICINA DA USP, INTIMADOS PARA DEPOR NO MINISTÉRIO PÚBLICO, SERÃO CONVOCADOS PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SP 
Estadão
Promotora vai intimar organizadores de festas
Integrantes do Grupo Show de Medicina desistiram de prestar esclarecimentos; agora, deputados estaduais também vão chamar os alunos para depor

Estadão
Chefe da comissão de violência deixa FMUSP
Paulo Saldiva se afastou de cargo na Faculdade de Medicina após relatos de estupros; para ele, a instituição ‘está doente e precisa de cuidados’

ECONOMIA E POLÍTICA EM DISCUSSÃO NA RÁDIO LINHA DIRETA
PEL - 07/11/2014
Eleição de 2014 e a economia na pauta de discussão

MATERNIDADE INTEGRADA & PARTO NATURAL
Morada da Floresta
Workshop - Maternidade Integrada
Data: 22 de novembro de 2014 (sábado)
Horário: das 9:00 às 17:00 hs
Local: Morada da Floresta (Rua Diogo do Couto 47, São Paulo, SP)
Valor:  R$ 150.00  - Casal ( ou acompanhante) : R$ 250.00

MORTES

LEANDRO KONDER, FILÓSOFO MARXISTA
AB
Morre no Rio o filósofo marxista Leandro Konder
O filósofo marxista Leandro Konder morreu hoje (12), em casa, aos 78 anos, de acordo com informação do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde Konder lecionava na pós-gradução.
A Editora Boitempo, para a qual coordenou a coleção Marxismo e Literatura, com Michael Lowy, emitiu nota em que afirma que Konder sofria do mal de Parkinson há muitos anos. Nascido em Petrópolis, na região serrana, em 1936, Konder foi forçado a sair do Brasil pela ditadura militar, em 1972, depois de ser preso e torturado, e se exilou na Alemanha e na França

Viomundo
E a turma da OCC vibra com a morte de Leandro Konder

MANOEL DE BARROS, POETA 
Estadão - 14/11/2015 - sexta-feira
Manoel de Barros, que morreu nesta quinta-feira (13/11), amava as pequenezas

Leia mais:



DILMA LAMENTA MORTES
O Tempo / Folhapress
Dilma Rousseff lamenta as mortes de Manoel de Barros e Leandro Konder
Presidente justificou que, por conta da viagem intercontinental até a Austrália, apenas ficou sabendo da morte na madrugada desta sexta-feira (14)

INTERNACIONAL

ESTUDANTES DESAPARECIDOS NO MÉXICO
Estadão
Crise por sumiço prejudica política e economia do país
Ligação entre ex-prefeito de Iguala, polícia e cartel confirma suspeita de muitos mexicanos sobre promiscuidade entre autoridades e crime

FUSQUINHA NÃO ESTÁ À VENDA
Valor / Folhapress

ESPORTES

CAMPEÕES DO MUNDO NO CINEMA
Deutsche Welle
Documentário "Die Mannschaft" ("A Equipe", em tradução livre) mostra a seleção alemã durante a Copa de 2014

SE FRAUDE NO REBAIXAMENTO DA PORTUGUESA FOR COMPROVADA, CLUBES ENVOLVIDOS PODEM ESCAPAR DE SANÇÕES POR CAUSA DE LEGISLAÇÃO FALHA. PODE?
Estadão
Clubes devem escapar de punições
Se o Ministério Público comprovar envolvimento de outras agremiações no caso Lusa, legislação prevê eventuais penas só para pessoas físicas

Postar um comentário

0 Comentários