Secretaria de Saúde confirma morte de aluna por meningite em Mairinque

Secretaria diz que laudo apontou que tipo de doença não é transmissível.

Caso preocupou moradores da cidade; jovem morava em Alumínio (SP).

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A Secretaria Municipal de Saúde de Mairinque (SP) confirmou nesta sexta-feira (14) a morte por meningite de uma adolescente de 13 anos. A jovem estudava na cidade, mas morava emAlumínio (SP). Segundo a secretaria, o laudo do Instituto Adolfo Lutz apontou que o caso não se trata do tipo viral da doença, que é contagioso.
"Até o presente momento os exames realizados no instituto descartam a meningocócica, que é o tipo de meningite bacteriana contagiosa. Além disso, no último exame não foi detectado crescimento de micro-organismo", explicou a Prefeitura de Mairinque por meio de nota. A menina morreu no dia 6 de novembro.
Assustada com o caso, uma moradora da cidade, que não quer se identificar, contou ao G1 que não foi divulgado que a doença não era do tipo viral. "Assim que fiquei sabendo, fiquei com medo de uma epidemia", conta a moradora, que é irmã de um dos alunos da escola onde a adolescente estudava. Ela informou que o colégio realizou uma palestra sobre a doença nesta semana para tranquilizar os pais dos alunos.

Ainda conforme a nota enviada pela pasta, o Departamento de Vigilância em Saúde conta com a oferta da vacina oferecida pelo Ministério da Saúde para as crianças entre os 2, 4 e 6 meses de idade e segue protocolo do Ministério da Saúde.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde deMairinque, já foram feitas duas notificações da doença na cidade, porém um caso de meningite viral foi descartado.
G1 também tentou contato com as prefeituras de São Roque, cidade onde fica o hospital que atendeu a estudante, e de Alumínio, onde a jovem morava, mas até a publicação desta nota, não houve resposta sobre os casos de meningite nessas cidades.

Postar um comentário

0 Comentários