Semáforos reformados têm uma pane a cada 4,5 horas

Léo Arcoverde e William Cardoso

do Agora
A capital registrou entre janeiro e agosto deste ano uma pane a cada quatro horas e meia em faróis já reformados pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).
De acordo com dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), nesse período, houve 1.315 panes nos 3.901 cruzamentos da cidade com semáforos reformados até agosto.
Hoje, a cidade conta com um total de 4.350 faróis revitalizados.
A prefeitura considera como totalmente reformado o semáforo que, além de revitalizado, ganhou um novo controlador.
Esse equipamento é em uma espécie de computador e é responsável pela programação do farol.
Já a reforma parcial consiste em melhorias como troca de fiação, por exemplo.
Resposta
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que, com a revitalização dos semáforos, já alcançou a meta de ter menos de 0,5% dos faróis da cidade quebrados ao mesmo tempo "em dias normais e sem ocorrências climáticas importantes".
"Esse percentual limite estava programado para ser alcançado somente no final do contrato de reforma, em agosto do próximo ano", afirma, em nota.
Para dias com chuvas fortes e quedas de energia por longos períodos, o limite é de problemas em até 1% dos cruzamentos, diz.
"Antes do início da revitalização, em agosto de 2013, a cidade chegou a registrar, em dias de chuvas fortes, 10% de intercorrências simultâneas."
Sobre os problemas pontuais, a CET diz que enviou a equipe de manutenção e consertou o semáforo do cruzamento entre alameda Barão de Campinas e a avenida Duque de Caxias.
Sobre o do cruzamento da Duque de Caxias com a São João, a companhia diz que o problema era a falta de energia e que agentes garantiram a fluidez no trânsito.
A AES Eletropaulo disse que não houve problema na região e que não foi comunicada pela CET.

Postar um comentário

0 Comentários