Agência de viagem fecha as portas e dá calote em clientes

Adriane Mendes
adriane.mendes@jcruzeiro.com.br

Pelo menos 20 pessoas já registraram boletim de ocorrência entre sexta-feira e ontem, contra a agência Baccus Viagens e Turismo, situada na avenida Barão de Tatuí, 1356, acusada de estelionato. De acordo com os clientes, diversos pacotes turísticos foram acertados por intermédio da referida agência, dos quais alguns inclusive pagos à vista, com datas de embarques previstas de agora a março. Mas para a surpresa de todos, desde sexta-feira a Baccus está com as portas fechadas e seu proprietário, Marcos Rosa, estaria foragido do País. O 3º Distrito Policial já instaurou inquérito policial. A reportagem constatou ontem o fechamento da agência, e não conseguiu contato com seu representante.

De acordo com o delegado titular do 3º DP, José Augusto de Barros Pupin, pela somatória dos valores das viagens compradas, o prejuizo médio já ultrapassa a casa dos R$ 100 mil. Segundo ele, somente uma família, com sete pessoas, que viajaria para os Estados Unidos para conhecer a Disney, o prejuízo é de R$ 45 mil.
Situação dramática é também a de um engenheiro, que pede para não ter o nome divulgado, que desembolsou entre ele e a esposa o valor de R$ 10.750,00, pagos à vista, para que no próximo domingo embarcassem para Disney. Além de não ter nem as passagens e as reservas do hotel confirmadas, o casal ainda perdeu mais R$ 11 mil que havia deixado em poder do dono da agência, Marcos Rosa, para a compra de dólares.

Em e-mail encaminhado para a redação do Cruzeiro do Sul, o engenheiro manifestou sua decepção: "esta viagem programei durante três anos, e juntei com muito suor esse dinheiro". Ele especificou ainda que a compra do pacote aconteceu em julho, incluindo as passagens aéreas, hotel, aluguel de carro e ingressos dos parques. Ontem no entanto ele encontrou a agência fechada, tentando, em vão, conseguir contado com Marcos Rosa e uma das funcionárias. E enquanto registrava a ocorrência no Plantão Sul surgiram outras vítimas.

Outra situação tanto quanto dramática, devido à proximidade da viagem, é a de um casal que embarcaria no próximo domingo, em lua de mel, para Punta Cana, no México. Conforme consta em boletim de ocorrência, do total de R$ 10.229,00 parcelados em dez vezes, quatro pagamentos já haviam sido quitados.

O delegado do 3º Distrito, José Augusto Pupin, disse já ter instaurado inquérito policial tão logo os boletins de ocorrências feitos no Plantão Sul chegaram à unidade policial do Parque Campolim. Ele ressaltou ainda que nesses casos é preciso também avaliar que o desgaste das vítimas não é só no âmbito financeiro, mas também no emocional, pois viajar normalmente significa a realização de um sonho.

Ele explicou que também vai oficiar a Embratur, a Secretaria Estadual de Turismo, e o Procon, visando a aplicação também das medidas administrativas. Paralelo a isso, ele já começou a apurar a situação financeira do empresário Marcos Rosa, como da agência, que segundo informaçãos ainda não confirmadas, estaria em nome de uma funcionária de sua residência.
José Augusto Pupin orienta ainda para que todos os clientes que fecharam viagens com a Baccus verifiquem se suas reservas estão confirmadas, e em caso negativo, que procurem o Plantão Sul para registrar a denúncia.

Medo de reação


Ontem à tarde, a gerente da agência de turismo esteve no Plantão Sul para registrar uma ocorrência de ameaça. Isso porque, conforme comentou o delegado Acácio Aparecido Leite, que ontem estava de plantão, ela teria recebido ligações telefônicas dando conta de que a atingiriam por ações como, por exemplo, danificando seu carro.

Também por medo, de ficar no prejuízo, o proprietário do imóvel onde funcionava a agência, determinou que a porta de aço fosse travada. Conforme o funcionário que foi até a agência fazer o serviço, o dono do local estaria com medo que clientes revoltosos fossem lá, levantassem a porta e danificassem o vidro da vitrine.
Pelo vidro da porta é possível verificar que na recepção da agência restam apenas armários e mesas, sem nenhum equipamento como computador e telefone.

Mas o medo, tanto da gerente da agência, como do dono do imóvel, é justificado. Isso porque ontem um bilhete deixado na porta da agência, demonstrava o sentimento de revolta por parte dos clientes. O referido bilhete trazia os seguintes dizeres: "Marcos Rosa: Ladrão e estelionatário! Vamos te pegar".

Sem nenhum contato do empresário, a reportagem tentou, por meio de mensagem enviada em sua página do Facebook, pedir para que ele entrasse em contato com a redação, a fim de que também pudesse der sua versão dos fatos. Porém, até o fechamento dessa edição Marcos Rosa não havia se pronunciado.

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