Araçoiaba da Serra entrega relatório sobre venda irregular de terrenos

Prefeitura encaminhou relatório à Polícia Civil e Ministério Público.

Golpistas usavam informações da prefeitura e fraudavam assinaturas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A Prefeitura de Araçoiaba da Serra (SP) entregou nesta segunda-feira (15) ao Ministério Público e à Polícia Civil um relatório denunciando a ação de uma quadrilha que vendia terrenos irregularmente no município. Os golpistas tiravam informações de dentro da prefeitura e fraudavam assinaturas e carimbos de cartórios.

Um terreno que fica em uma área de chácaras da cidade, foi um dos lotes vendidos irregularmente segundo a denúncia. A quadrilha, integrada por servidores públicos e supostos corretores, negociava áreas que estavam com o IPTU atrasado há bastante tempo.

De acordo com um fiscal de obras da prefeitura, que denunciou o esquema, isso só era possível porque os integrantes do grupo tinham acesso aos dados do cadastro do município. Segundo ele, a venda tinha até contratos com assinaturas e carimbos falsificados. "Eles tinham o nome e o endereço, pelo nosso cadastro da prefeitura, do proprietário. Então eles colocavam como se o proprietário estivesse vendendo e davam para algum corretor vender", explica Allas Wagner Ribeiro.

O esquema veio à tona, segundo a prefeita do município, Mara Melo, um mês depois que duas denúncias foram feitas. Após uma apuração interna, dois servidores foram afastados e outros dois exonerados. O relatório completo do caso foi entregue à Polícia Civil e também ao Ministério Público.

Terrenos eram vendidos usando informações da prefeitura (Foto: Reprodução/ TV TEM)Ainda segundo a prefeita, além do grupo já identificado, há indícios da ação de pelo menos outros dois na cidade. Eles comercializariam irregularmente terrenos nas regiões do Recanto Ipanema do Meio, Araçoiabinha e Fazenda Oeste. "Eu tenho certeza de que essa prática vem acontecendo há anos. Nós somos um território enorme. Não tenho dúvida que isso vai chegar nos últimos 20 anos", diz a prefeita Mara Melo.

A denúncia já foi protocolada no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em Sorocaba, que vai investigar o caso. Quem teve problemas de áreas vendidas irregularmente deve procurar a prefeitura.
Terrenos eram vendidos usando informações da prefeitura (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários