Presidente de Conselho Mundial da Água será novo secretário de Recursos Hídricos de São Paulo

SÃO PAULO - Em meio à maior crise de falta d’água da história do estado, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quinta-feira uma troca no comando da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos. O professor universitário Benedito Braga, que é presidente do Conselho Mundial da Água, vai substituir, a partir de janeiro, o atual secretário Mauro Arce, que havia assumido o cargo em abril.
Em suas últimas declarações à imprensa, Braga defendeu a adoção de multas para quem consome mais água, uma medida que o governo Alckmin refutou em julho, no início da campanha eleitoral. O presidente do Conselho Mundial da Água tem afirmado, também, que o governo tem acertado ao não decretar um rodízio oficial —— embora muitos paulistanos reclamem de falta d´água à noite, causada pela redução na pressão da rede de distribuição de água.
Em 2 de dezembro, durante evento em São Paulo, Braga afirmou que “só o bônus (oferecido pela Sabesp para quem economiza água) não é suficiente. Tem que haver limite de consumo para residência, indústrias e agricultura”. Segundo ele, “a população entende mais ao pagar por fazer coisa errada do que ao receber por fazer coisa certa”.
— A partir do dia 1º de janeiro iniciaremos um novo mandato e, para esse novo mandato, convidamos o doutor Benedito Braga. Estou extremamente honrado dele ter aceito e tenho certeza que faremos um grande trabalho nos próximos quatro anos. Nós procuramos os melhores nomes para poder trabalhar e avançar mais —afirmou o governador.
O atual secretário, Mauro Arce, deve ser mantido no governo em alguma outra pasta do governo, provavelmente a de Energia. Arce assumiu em abril, substituindo o deputado estadual Edson Giriboni (PV), e teve que lidar com reclamações de desabastecimento em toda a região metropolitana e o início da captação de duas cotas de volume morto do Sistema Cantareira. Na última semana, o governo informou que deverá utilizar uma reserva técnica do sistema Alto Tietê.
Benedito Braga tem extensa formação universitária e experiência em gestão de recursos hídricos. É graduado em engenharia civil e mestre em engenharia hidráulica na USP, mestre em hidrologia e doutor em recursos hídricos da Universidade Stanford, dos Estados Unidos. Antes de ser presidente do Conselho Mundial da Água, foi assessor especial da Secretaria de Energia e Saneamento de São Paulo e diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) por nove anos.
O futuro secretário deve ser responsável por garantir o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo pelos próximos 30 anos. Ele deve herdar duas obras tidas como essenciais pela atual gestão, como a interligação das represas Atibainha e Jaguari, afluente do Rio Paraíba do Sul, e a construção do Sistema São Lourenço.

Postar um comentário

0 Comentários