Velocidade menor começa com confusão na sinalização

Stephane Sena

do Agora
No primeiro dia em vigor da velocidade máxima de 40 km/h em ruas do centro de São Paulo, ontem algumas vias da região ainda tinham trechos com placas sinalizando os limites antigos.
A prefeitura afirma que o objetivo da medida é reduzir as mortes no trânsito e que as multas começam em 2015, mas não há data definida.
Em alguns pontos, as placas antigas de 60 km/h não tinham sido trocadas.
Em outros, a prefeitura colocou a nova sinalização sem que a antiga fosse retirada.
Na avenida Nove de Julho, na altura do número 611, a mesma calçada tinha placas de 60 km/h e 40 km/h.
"Trabalhei nesse fim de semana e não tinha nada indicando a nova velocidade. Devem ter colocado no domingo à noite ou hoje cedo", afirmou o porteiro Ronaldo Adriano do Nascimento, 26 anos.
Resposta
A CET afirmou, por meio de nota, que a sinalização das vias do centro que tiveram redução de velocidade "ainda está em fase de implantação e deverá ser concluída ainda durante a semana".
Segundo o órgão, "serão utilizadas 366 placas de sinalização vertical de regulamentação e advertência, além de 780 m2 de sinalização horizontal".
Enquanto a sinalização não é instalada completamente, disse a CET, foram colocadas 34 faixas e 62 banners nas vias para avisar os motoristas sobre as mudanças na velocidade.
O órgão de trânsito municipal afirmou ainda que inicialmente não vai multar os motoristas nessas vias.
A fiscalização vai começar em 2015, mas ainda não tem data.
"Os equipamentos de fiscalização eletrônica ainda não começaram a ser instalados na região", afirmou.

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