3 em 4 linhas superlotadas são operadas por perueiros

De cada quatro linhas de transporte superlotadas <br>na cidade de São Paulo, apenas uma é de ônibus

Folha de S.Paulo

De cada quatro linhas superlotadas em São Paulo, apenas uma é de ônibus e as outras três são de perueiros (vans ou micro-ônibus).
No geral, uma em cada seis linhas do transporte público tem lotação acima do limite de conforto aceitável.
Os dados da prefeitura foram obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação e complementados pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal).
Eles apontam que 161 de 926 linhas básicas do sistema levam mais de seis passageiros por metro quadrado (parâmetro internacional para o limite de conforto no transporte público).
Das 161 linhas superlotadas, 76% são de perueiros.
Para o cálculo a prefeitura considera a quantidade de passageiros transportados e o fator de renovação de cada linha -ou seja, o sobe e desce ao longo do trajeto, obtido por meio de pesquisas.
Resposta
O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, diz que a prefeitura estuda medidas para reduzir a lotação, como a reformulação nas linhas, que deve começar neste semestre.
Segundo ele, a lotação ocorre em parte devido à má distribuição de emprego e moradia, que exige grandes deslocamentos ao centro.
"No horário de pico, no mundo inteiro, há excesso de lotação. É um problema de organização das cidades, e São Paulo não é diferente."

Postar um comentário

0 Comentários