5 paulistanos, de nascimento ou de coração, falam da cidade em 'selfies'

G1 ouviu relatos de personalidades para os 461 anos de São Paulo.

Sambista, arquiteto, atriz, chef e grafiteiro homenageiam a metrópole.

Glauco AraújoDo G1, em São Paulo
A cidade de São Paulo completa 461 anos neste domingo (25). E a metrópole tem sua própria história para ser contada, mas também foi e é palco de tantas outras. Quem nasce, vive, trabalha ou adota a cidade como a sua, de coração, sempre traz na ponta da língua uma lembrança sobre a Pauliceia.
G1 reuniu cinco personalidades da "terra da garoa" e elas revelaram, em selfies, situações que marcaram suas vidas e fazem suas declarações de amor à capital paulista.
O enredo soma relatos de socorro a um animal desprotegido em meio aos milhares de carros do trânsito desvairado paulistano, passa por uma comparação invertida com o Rio de Janeiro e até a adoção do nome de uma escola de samba como sobrenome.
Veja abaixo:
1) A CHEF DE COZINHA LUÍZA HOFFMANN nasceu em hospital da Avenida Paulista, um dos principais cartões postais da cidade, e conta que chegou a salvar um galo do atropelamento. Apesar de sua profissão, ela livrou o animal também de suas panelas, o deixando no Parque do Ibirapuera para tentar "ter uma vida melhor".
A mesma Avenida Paulista de berço voltou a "aparecer" com mais intensidade em sua vida há cinco anos.
"Foi aqui que aprendi a andar de skate. Eu andava de patins e vim acompanhar um casal em um passeio com o cachorro deles que era skatista, o Bartolomeu. Eles não conseguiam andar de skate porque o cachorro não deixava. Por isso eu cuidava do bichinho para eles. Depois do passeio me ofereceram para tentar andar e gostei. Nunca mais larguei."
Chef de cozinha Luíza Hoffmann fala sobre aniversário de São Paulo (Foto: Glauco Araújo/G1)

2) O SAMBISTA EDIMAR THOBIAS DA SILVA lembra com saudades do tempo em que São Paulo "tinha água com abundância". Ele trabalhou na Sabesp e entregava contas de água na região onde funcionava a escola de samba Vai-Vai. Ele se identificou tanto com o local que chegou a sonhar: "Um dia eu quero fazer parte dessa comunidade".

A relação dele com o samba, o bairro do Bixiga, e com a Vai-Vai foi tão grande que ele resolveu adotar o nome dela como sobrenome. Ele se transformou em Thobias da Vai-Vai. "Só tenho a agradecer essa comunidade alvinegra." 
Thobias da Vai-Vai fala sobre aniversário de São Paulo (Foto: Glauco Araújo/G1)
3) O ARQUITETO ANGELO BUCCI nasceu em Orlândia, no interior de São Paulo, mas adotou a capital como seu reduto profissional. Ele compara a cidade de São Paulo a um Rio de Janeiro "de ponta cabeça" por suas zonas de exclusões sociais.
Bucci ainda recomenda um passeio pela região central da cidade para que as pessoas percebam a espessura do solo da cidade. "De um trecho de 1,3 quilômetro, 800 metros de solo da região têm 20 metros de altura. O melhor jeito de se perceber isso é fazendo uma caminhada", disse o arquiteto.
Arquiteto Angelo Bucci fala sobre aniversário de São Paulo (Foto: Glauco Araújo/G1)

4) O GRAFITEIRO EDUARDO KOBRA chegou a ser preso três vezes enquanto fazia pichações no começo de sua carreira, mas agradece a cidade por poder levar sua arte para mais de 15 países. "Em uma das vezes que fui preso era véspera de jogo do Brasil em Copa do Mundo. O delegado disse que se o Brasil perdesse o jogo a gente ficaria dois dias em pé e sem comer. Foi a vez que mais torci pela seleção."
Kobra grafitou o rosto do arquiteto Oscar Niemeyer em uma lateral de prédio na região da Avenida Paulista. Ele demorou três meses para concluir o desenho, que ganhou o mundo. "Vejo a cidade de São Paulo como uma galeria de arte a céu aberto."
Grafiteiro Eduardo Kobra fala sobre aniversário de São Paulo (Foto: Glauco Araújo/G1)
5) A ATRIZ NATHÁLIA RODRIGUES afirma que não tira o carro da garagem "por nada em São Paulo" e que gosta de usar transporte público para se locomover. "Uso o metrozão, o busão para chegar onde quero ir. Chego rápido e sem problemas. Adoro usar os meios de transportes que a cidade oferece."
Ela disse que "ama" a cidade até morrer. Para Nathália, São Paulo oferece vida por 24 horas. "Estou sempre em cartaz em teatros da cidade. Quando saio de ensaios e das apresentações, normalmente de madrugada, sempre tenho uma opção para comer, me divertir, sair com amigos. Eu amo São Paulo", afirma a atriz.
Atriz Nathália Rodrigues fala sobre aniversário de São Paulo (Foto: Glauco Araújo/G1)


Postar um comentário

0 Comentários