Cinco escolas da RMS terão o ensino em tempo integral

Unidades estão localizadas em Sorocaba, Votorantim e Mairinque
Wilson Gonçalves Júnior
wilson.junior@jcruzeiro.com.br

Duas escolas de Sorocaba terão aulas em tempo integral nos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - a partir do dia 2 de fevereiro. A inclusão das crianças de 7 a 11 anos no programa de aulas em tempo integral foi anunciada como novidade pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e pelo secretário da Educação, Herman Voorwald, em cerimônia ocorrida nesta terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes. Outras três escolas, do ensino fundamental e médio, da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também receberão aulas em tempo integral a partir do mês que vem.

As escolas Waldemar de Freitas Rosa, na Vila Fiori, e professora Nazira Murad Rodrigues, no bairro dos Morros, são as duas unidades de ensino fundamental que vão receber o ensino integral do 1º ao 5º ano. As crianças, de 7 a 11 anos, terão, além da alfabetização, atividades pedagógicas artísticas e lúdicas.

Uma escola de Sorocaba (Renato Seneca de Sá Fleury, no Jardim Europa), uma de Votorantim (José Ermírio de Moraes, no Votocel) e outra de Mairinque (Maria Oliveira Lellis Ito, no Jardim Cruzeiro) terão aula em período integral no ensino fundamental e médio. Neste caso, o foco será dado em disciplinas obrigatórias e atividades complementares como orientação vocacional, desenvolvimento do projeto de vida, iniciação científica, música e teatro.

"A prioridade da Educação é oferecer aos alunos um ensino de qualidade, que amplia as possibilidades de formação acadêmica e para o mundo do trabalho. Expandir a jornada aos estudantes, com um currículo inovador, não apenas aproxima a escola dos alunos, mas de sua realidade e de seus anseios", explicou o secretário da Educação.

No Estado todo serão 493 escolas com jornada igual ou superior a 7 horas, que vão atender 130 mil alunos. O número é 64% maior do que o registrado em 2012, quando foram 79 mil beneficiados. Na região de Sorocaba, são ao todo 24 instituições com a jornada ampliada. "Nesse modelo, os alunos entram às 7h30, saem às 16h30 e fazem três refeições", disse o governador Geraldo Alckmin.
A Secretaria da Educação citou que neste momento não é possível destacar quantos alunos serão beneficiados na região de Sorocaba, já que ainda há possibilidade de matrículas. Em relação ao número de professores, a Secretaria da Educação também disse que não haveria como estipular o quadro de professores, já que está em fase de atribuição de aulas na rede estadual de ensino.

Postar um comentário

0 Comentários