Desde o início do ano, nove pessoas morreram afogadas

Férias escolares e calor formam combinação perigosa



Telma Silvério
telma.silverio@jcruzeiro.com.br

Nove pessoas morreram afogadas na região em rios, represas, lagoas e cachoeiras nos primeiros 19 dias do ano. As ocorrências registradas pelo 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB), em sua maioria, estão concentradas em Sorocaba e em cidades próximas como Votorantim, onde um dos pontos críticos é a Cachoeira da Chave. O tenente Eduardo Casagrandi Mansoldo Filho, da seção de Comunicação Social do 15º GB, informa, inclusive, que a corporação iniciou um levantamento das áreas com potenciais riscos na região, no sentido de contribuir de forma preventiva.

As férias escolares, aliadas ao forte calor, aumentam a frequência nesses locais e potencializam os riscos de acidentes, observa o tenente Casagrandi. "É calor o dia todo, e todos os dias." A maior parte das vítimas de afogamentos, revela ele, é jovem ou de meia idade. Quanto aos acidentes, observa, a incidência é maior aos finais de semana, com cinco dos nove casos registrados. As potenciais vítimas normalmente são frequentadoras habituais. Quanto aos locais públicos ou particulares, não raro, são acessíveis ao público em geral. O tenente Casagrandi explica que em muitos não existem cercas, placas ou serviços de vigilância. Além de levantar as áreas com maior risco e histórico de vítimas, a corporação criou um modelo de placa de alerta para disponibilizar aos interessados.

A Cachoeira da Chave, em Votorantim, exemplifica, é provavelmente o único local com placas de alerta. Por outro lado, o tenente dos Bombeiros cita casos de afogamentos em propriedades privadas, inclusive alguns de difícil acesso. Entre os locais particulares está a represa de Itupararanga, a represa do Saae no Éden, a represa do Iporanga, onde morreram recentemente dois jovens, e a pedreira de Salto de Pirapora, em que as vítimas eram mergulhadores profissionais. Na Cachoeira da Chave os acidentes com afogamentos são frequentes. O mais recente foi registrado domingo passado (18), em que a vítima foi Marcelo Nicoletti, de 19 anos.


Público ou privado


A prática de banho em qualquer local, mesmo que público, é considerada irregular, ressalta o tenente do 15º GB. O mais recente caso fatal ocorreu no Parque Vitória Régia, com a morte de Rikson Ricardo de Paiva, 18 (veja matéria nesta página). Já, na represa do bairro Iporanga, no segundo domingo de janeiro, morreram dois jovens. Alex Sousa Brasil, 19, e Henrique Reis Lima, 22, estavam num grupo de cerca de dez jovens. Todos teriam entrado na água para se refrescar, mas na parte mais rasa. Alex e Henrique, no entanto, teriam procurado a parte mais funda onde Alex teria afundado primeiro. Na tentativa de ajudar o amigo, Henrique acabou afundando e morreu também.

No mesmo final de semana havia sido registrado um afogamento em Votorantim. O homem tinha em torno de 30 anos. Outra vítima de afogamento registrada no mesmo final de semana foi Edivaldo Cândido Elias Benjamim, 26, em um açude do bairro São Camilo, em Itapetininga. O tenente Casagrandi orienta as pessoas, independente de saber nadar, a não se arriscar em possível salvamento.

Em casos de afogamentos a orientação é ligar imediatamente para o 193. Passar o maior número de informações precisas podem facilitar nas buscas. Jogar algum objeto flutuante pode ajudar, pois a vítima em pânico tende a agarrar o que encontrar pela frente. Uma corda, cabo de guarda sol ou mesmo toalhas amarradas, dependendo da distância. Casagrandi explica que a profundidade de lagos e rios podem variar de 3 a 8 metros. Diferente das represas em que a profundidade é muito maior.


Perigo e crianças


O período de calor requer cuidado redobrado mesmo em piscinas, alerta o tenente do 15º GB. Embora este mês, por enquanto, não tenha sido registrado afogamentos em piscinas, o tenente Casagrandi alerta para os riscos, principalmente envolvendo crianças. As piscinas devem estar cercadas ou cobertas, orienta. Acidentes dessa natureza são mais comuns com crianças, observa. Outro cuidado que as pessoas devem ter diz respeito aos baldes e mesmo bacias para armazenar água em casa, principalmente nesse período em que a temperatura está alta. Casagrandi alerta para o risco de afogamento de crianças.

Dicas de prevenção 

- Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe;
- Não ultrapasse faixas e placas de advertências;
- Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas;
- Procure sempre um local onde exista a presença de guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros;
- Evite nadar sozinho;
- Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água;
- Não se afaste de locais elevados para dentro da água;
- Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
- Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
- Identifique nas proximidades a existência de salva-vidas e permaneça próximo a ele;
- Evite brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos etc);
- Acate as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas;
- Não abuse, aventurando-se perigosamente;
- Não deixe as crianças sozinhas;
- Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.
- Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;
- Evite navegar com carga em excesso.

Postar um comentário

0 Comentários