Sorocaba:Divórcios aumentam 17% no município

Jornal Cruzeiro do Sul
Os sorocabanos estão se divorciando mais do que casando, conforme revelou o levantamento do IBGE. Em 2013 foram 2.241 divórcios na cidade, número 14% maior do que o registrado em 2012 (1.966). Já a quantidade de casamentos celebrados subiu pouco mais de 4%, passando de 5.146 em 2012 para 5.347 em 2013. Os dados seguem tendência contrária do que a observada no País, já que o comparativo entre os dois anos mostra uma queda de 4,9% nos divórcios entre brasileiros.

Desde 2010, os casais que desejam separar-se podem requerer diretamente o divórcio, sem ter que comprovar a separação de corpos por dois anos, ou a separação judicial por um ano. A Emenda Constitucional 66 retirou essas necessidades e a alteração trouxe o benefício da praticidade. Com a nova legislação, os divorciados podem casar-se novamente, possibilidade vetada pela lei anterior, e o divórcio também não influencia na guarda dos filhos.

Existe, ainda, a possibilidade do divórcio ser feito em cartório. Para tanto, a separação deve ser consensual, não envolver menores, e é obrigatória a presença de um advogado.

Postar um comentário

0 Comentários