Sorocaba:Vítimas de homicídio crescem 58% em 2014

Até o mês de novembro, 2014 contabilizou 92 mortes. No ano anterior, tinham sido registradas 58 vítimas


Rosimeire Silvarosimeire.silva@jcruzeiro.com.br

O número de vítimas de homicídios dolosos, que são os casos em que existe a intenção de matar, teve um aumento de 58% em Sorocaba no período de um ano. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública, em 2014 -- até novembro -- foram registradas 92 mortes decorrentes de um total de 73 registros de ocorrências de homicídio. No mesmo período do ano anterior foram 58 vítimas de um total de 54 ocorrências.

Os meses de março e abril foram os mais violentos de 2014, concentrando 38% das ocorrências do ano. Em cada mês foram 14 casos de homicídio. Em março, essas ações criminosas provocaram 17 mortes e, em abril, chegaram a ser registradas 25 vítimas. Nessa estatística está incluída uma das semanas mais sangrentas da cidade, com um total de 11 mortes por homicídio. Entre as vítimas estava o soldado PM Sandro Luiz Gomes, que sofreu um ataque criminoso na madrugada do dia 27 de abril, quando, na Atividade Delegada, foi surpreendido durante patrulhamento na zona norte, próximo ao Jardim Paulista.

No dia 29 de abril chegaram a ser registrados oito homicídios no intervalo de menos de 24 horas. Um triplo homicídio na Vila Nova Sorocaba; três assassinatos na Vila Hortência, na Vila Paineiras e Jardim Itanguá, e outro caso de duplo homicídio no Jardim Casa Branca. No mesmo dia foram encontrados mais três corpos de homens que haviam sido executados a tiros no Jardim Nova Sorocaba.


Roubos aumentam


Os casos de roubo, que também são considerados crimes violentos por ocorrerem diante ameaça, muitas vezes por armas de fogo, também têm avançado em Sorocaba. De janeiro a novembro do ano passado, segundo estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública, foram 2.375 casos, número 24% maior que o mesmo período de 2013, quando foram registradas 1.911 ocorrências. Ou seja, no período de um ano foram 464 roubos a mais praticados na cidade.

Em julho passado, a Polícia Civil chegou a desarticular uma quadrilha especializada em roubos à residência em Sorocaba e cidades da região. Entre os quatro detidos estava um adolescente de 14 anos. Uma das vítimas da quadrilha foi uma comerciante de 37 anos, que foi rendida pelos bandidos quando deixava sua casa com uma amiga, na Vila Esperança, na manhã do dia 26 de junho. Eles estavam armados com revólveres e obrigaram as vítimas a retornar para dentro da residência, onde ficaram amarradas num dos quartos. Além de eletroeletrônicos, celulares e notebooks, os ladrões fugiram com o seu carro, uma Hyundai Tucson. Na noite anterior ao crime, os mesmos bandidos haviam roubado uma Chevrolet Zafira, no bairro Piazza di Roma, que usaram para chegar ao local do crime.

Os roubos a veículos, aliás, têm crescido mais que os furtos. De janeiro a novembro de 2014 foram 882 roubos de veículos, 10,8% a mais que o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 796 casos. No comparativo ao mesmo período de 2012, o aumento de roubos a carros na cidade chega a 79,6%.

Já os furtos de veículos, embora representem um volume bem maior, com um total de 2.389 casos até novembro do ano passado, tiveram redução de 7,1% de casos no comparativo ao mesmo período de 2013 (2.572 ocorrências). Em 2013, o número de furtos de veículos também já havia registrado uma queda de 6,6% de casos no comparativo ao mesmo período de 2012.

PM atribui aumento ao tráfico de drogas

O aumento expressivo no número de homicídios em Sorocaba é atribuído pela Polícia Militar ao confronto de grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas. Segundo o capitão PM Sidney Vieira, chefe de Comunicação Social do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI-7), a maioria dos assassinatos ocorridos em 2014 se concentrou nos meses de março e abril, sendo que ficou comprovado que se tratavam de crimes relacionados ao tráfico, principalmente na região de Aparecidinha e Cajuru.

Por isso, afirma ele, a PM focou o seu trabalho no combate a esse crime, o que resultou num aumento significativo de apreensões. O capitão cita que em 2014 foi apreendido um total de três toneladas de drogas. Em 2013 foram 155 quilos. "Resultado disso é que houve uma tendência de queda por trimestre nos casos de homicídio, passando de 26 casos no primeiro trimestre para 21 no segundo e fechou com um patamar de 19 casos nos dois últimos trimestres". Além disso, informou ele, houve uma intensificação no trabalho de apreensão de armas, com um total de 149 armamentos recolhidos no decorrer de 2014.

Em relação à maior incidência de roubos, o oficial diz que está sendo motivada principalmente pelo aumento na comunicação de ocorrências às autoridades policiais. Ele afirma que a delegacia eletrônica facilitou o registro desses crimes, principalmente relacionados aos pequenos roubos feitos a transeuntes, que não eram feitos anteriormente.

Embora isso tenha impactado no aumento dos índices de roubo, o capitão Sidney afirma que esse tipo de registro é fundamental para o direcionamento das ações da PM. "O planejamento do policiamento é feito a partir dessas notificações, já que o direcionamento da atuação policial é feito nos locais de maior incidência." Atualmente, ele diz que a maior incidência de roubos tem se concentrado principalmente nas imediações das avenidas Itavuvu e Ipanema, na região norte da cidade.

Nos casos específicos de roubos de veículos, o oficial atribui o crescimento de ocorrências ao aumento exponencial da frota de veículos em circulação na cidade e também à amenização de penalidades relacionadas à receptação. Ele afirma que embora a PM tenha atuado fortemente nas prisões em flagrante por receptação de veículo, uma mudança legislativa tem permitido que os acusados respondam ao processo em liberdade. "Isso gera no infrator uma sensação de impunidade e muitos voltam ao crime".

Outro fator que pode ter influenciado no aumento de casos de roubos de veículos, afirma o oficial, é a migração de marginais que atuavam em furtos para essa modalidade de crime. "Como o furto é mais polarizado em determinadas regiões da cidade, fica mais fácil direcionar o policiamento para essas regiões, o que não ocorre com o roubo. Tanto que houve uma redução no número de furtos de veículos". O capitão PM afirma que entre ações direcionadas para o combate a esse crime está a Operação Cavalo de Aço, com pontos de bloqueio nos principais corredores viários da cidade para a abordagem de veículos. Ele cita que em 2014 foi recuperado um total de 1.175 veículos frutos de roubos e furtos em Sorocaba. (R.S.)

Polícia Civil enfatiza ações desenvolvidas

O delegado seccional Marcelo Carriel informou, por meio de nota, que a Delegacia Seccional de Sorocaba, que abrange 17 municípios, com população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, implementou, desde janeiro do ano de 2013, modificações na questão investigativa, que proporcionaram a alta dos esclarecimentos de crimes.

Ele cita que na região de Sorocaba ocorreram no período de janeiro a novembro de 2014 um total de 120 homicídios de autoria desconhecida e 9 latrocínios. Neste mesmo período foram feitos 130 esclarecimentos de casos de homicídios cometidos na região e mais 19 esclarecimentos de latrocínios. Foram registrados ainda, segundo o delegado, mais 29 homicídios e 5 latrocínios de autoria conhecida, em que os envolvidos foram presos em flagrante.

Com relação ao aumento de crimes patrimoniais, especificamente roubo e roubo de veículos, o delegado seccional disse que outros fatores influenciam o aumento, sendo que algumas questões extrapolam a esfera policial, "como a comprovada tendência nacional no aumento desses delitos, decorrente da legislação branda, aumento da frota veicular, o não cumprimento da totalidade da pena, o exagero de benefícios e a demora para a condenação, esta devido aos incontáveis recursos e outras ferramentas processuais existentes na atual legislação".

Ainda assim, Carriel enfatizou o trabalho de investigação que a Polícia Civil desenvolveu no ano de 2014, com um total de 645 operações realizadas, 821 pessoas presas, 459 mandados de prisão cumpridos, 488 mandados de busca e apreensão cumpridos, 107 operações alusivas no combate ao tráfico de drogas e 157 presos em decorrência no tráfico de drogas. (R.S.)

Postar um comentário

0 Comentários