Aluno de faculdade privada não consegue passe livre

Regiane Soares

do Agora
Universitários do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) não estão conseguindo o benefício do passe livre escolar para ônibus, metrô ou trem na capital.
A reportagem também encontrou uma bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos) que enfrenta a mesma situação.
Tanto estudantes que conseguiram quanto que não conseguiram a renovação do financiamento neste ano relatam enfrentar o problema.
Universitários têm reclamado de dificuldades para fazer a renovação e efetivar novos cadastros no programa após mudança de regras relativas à concessão de recursos para o financiamento.
Resposta
A Uniesp informou que os estudantes que ainda não conseguiram renovar o financiamento do Fies estão impossibilitados de adquirir o passe livre escolar. Já os alunos que conseguiram o financiamento não têm problemas para conseguir o benefício. A universidade disse ainda que segue todos os procedimentos solicitados pela SPTrans.
A Universidade Anhanguera disse que já enviou os documentos dos alunos para a SPTrans antes do início das aulas, inclusive da estudante citada na reportagem.
A SPTrans disse que não está com problemas para gerar as gratuidades e que as universidades citadas podem ter pendências nas planilhas enviadas para liberar o passe livre.
O Ministério da Educação reconheceu que houve problemas no sistema do Fies. A reportagem entrou em contato com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), responsável pelo programa, mas não foi atendida ontem à noite.
A FMU informou que o cadastro da aluna já foi regularizado na SPTrans e que ela poderá dar prosseguimento à sua solicitação. Ao Agora Guilherme da Silva, filho da leitora, confirmou a solução do caso. "Finalmente resolveram. Minha mãe já conseguiu fazer a recarga".

Postar um comentário

0 Comentários