Idosa aguarda há mais de 20 dias por cirurgia no fêmur


Uma idosa de 84 anos está aguardando há mais de 20 dias por uma cirurgia no fêmur, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Maria José da Rosa, moradora de Ibiúna, escorregou e sofreu uma queda no dia 20 de janeiro em sua residência. No último dia 6, foi transferida ao CHS e, desde então, espera pelo procedimento. De acordo com seu neto, o consultor de vendas Leandro Aparecido de Almeida, 31, a operação já teria sido cancelada duas vezes, sob justificativa de que o hospital estaria sem leitos suficientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo Leandro, sua avó foi informada que seria operada na última quarta-feira (25). Seguindo as recomendações, ela permaneceu em jejum na noite anterior. Às 14h15 a equipe médica a levou para o centro cirúrgico e, quando retornou ao quarto, por volta das 16h50, os familiares pensavam que tudo havia corrido conforme o esperado, mas foram avisados sobre a impossibilidade de realizar o procedimento, devido à falta de leitos na UTI.

O consultor de vendas explica que a família, por ser de Ibiúna, tem se revezado para acompanhar Maria José. Ele teme, porém, que a cirurgia possa ser adiada mais uma vez. "É um descaso, ninguém merece passar por isso. E se na próxima quarta não houver leitos novamente?", questionou.

Apesar do receio de Leandro com a situação, o CHS confirmou que a cirurgia de sua avó será realizada na próxima quarta-feira (4). A Secretaria de Saúde do Estado disse não ser verdadeira a informação de que o procedimento cirúrgico foi cancelado duas vezes. "A cirurgia da paciente estava programada para a última quarta-feira, mas por intercorrências em outras cirurgias que causaram atraso na programação e atendimentos de urgência que deram entrada na unidade foi preciso adiar o procedimento", escreveu em nota. "Além disso, ressaltamos que a paciente está estável e sendo acompanhada pela equipe médica diariamente, recebendo todos os cuidados necessários", acrescentou. (Esdras Felipe Pereira - Programa de estágio)

Postar um comentário

0 Comentários