Nível da represa de Itupararanga aumenta de janeiro para fevereiro

Atualmente, o nível é de 44%. No mês passado era de 34%


O atual nível da represa de Itupararanga é de 44%. O dado da Votorantim Energia, referente à última semana, revela um aumento na reserva de água. No mês passado, o número era 34%.

Esse crescimento também é revelado por duas imagens registradas no intervalo de um mês na parte interna do paredão de concreto. Em janeiro era possível enxergar boa parte de uma tubulação e, em meados de fevereiro, o duto está praticamente coberto.

A Votorantim Energia informou que a represa estava com 34% da capacidade em 23 de janeiro. Esse foi o dia do registro da primeira imagem. A segunda fotografia foi tirada em 13 de fevereiro.

Segundo a Votorantim Energia, o monitoramento dos níveis da barragem tem sido constante e ressaltou que o abastecimento público é prioridade. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê confirmaram que, por enquanto, está garantido o fornecimento para toda a cidade.

A Votorantim Energia não divulgou dados anteriores para comparar a elevação ou queda do nível do reservatório. Em outubro de 2014, a empresa já havia confirmado que a água da represa estava "um pouco abaixo do esperado para esta época do ano".

Na primeira foto, o espelho d"água estava cerca de 2,50 metros abaixo da régua de medição instalada no paredão. A constatação foi feita pelo terapeuta José Orivaldo Simonetti, 63 anos, que navegou pelo reservatório.

A régua tem o tamanho de cinco metros. Ela começa a medição no topo do paredão, na altura onde passam os veículos, e termina nas proximidades da água. Atualmente, ela está toda descoberta e visível por quem navega em Itupararanga. "Também enxergamos pedras que antes ficavam encobertas", ressalta Simonetti.

O terapeuta navega há anos em Itupararanga e, pela sua experiência, calcula que a água esteja cerca de quatro metros abaixo do nível considerado normal. "É um cálculo visual, mas tomamos como base as margens do reservatório", conta.

Itupararanga tem uma grande importância para o abastecimento público de Sorocaba. Tanto que 80% da população consome a sua água. No total, o reservatório atende outras 500 mil pessoas de Alumínio, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque e Votorantim.

Segundo Sétimo Humberto Marangon, secretário executivo do Comitê de Bacias, a garantia do abastecimento público em Sorocaba foi dada pelos representantes da Votorantim Energia em um encontro ocorrido em novembro do ano passado. A mesma posição foi dada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que também integrou a reunião. (Giuliano Bonamim)

Postar um comentário

0 Comentários