O tabuleiro está armado, 2016 vem aí, façam suas apostas


A movimentação política já começou em São Roque com vistas à sucessão municipal.
Muitos poderão dizer que isso é um fato normal dentro da política local, mas pelo que temos acompanhado, após o advento da reeleição, isto não é fato corriqueiro e muito menos comum.

As articulações políticas começaram no início de 2011, visando às eleições municipais de 2012, mas aquela foi uma eleição atípica, já que o prefeito Efaneu não poderia ser candidato à reeleição, e, portanto o processo sucessório foi deflagrado antecipadamente.
Geralmente isso acontece, ou quando um mandatário nao pode tentar a reeleição, ou quando uma administração se mostra aquém das expectativas nela depositadas.

A administração atual vem sofrendo uma série de críticas dos mais diversos setores da sociedade, já que foi eleita com a proposta de uma mudança, não só na forma de governar, mas principalmente no tão decantado humanismo pregado em campanha.

O governo Daniel vem mostrando não só um despreparo para administrar a cidade, como também deixa transparecer uma grande falta de zelo com o bem público. Sendo assim, após 26 meses de governo o que temos visto é um grande navio a deriva, que nem o porto mais seguro, seria capaz de ancorá-lo com serenidade.

O atual prefeito tem sido o maior cabo eleitoral do ex-prefeito Efaneu, que para muitos era tido como carta fora do baralho, mas dentro da conjuntura de desmandos que a cidade vive, tem despontado para a maioria, como o “Salvador da Pátria”.

É nesta celeuma administrativa que muitos possíveis candidatos já começaram suas movimentações, visando ocupar a vaga de chefe do executivo.

Como dissemos acima, o ex-prefeito Efaneu aparece como favorito, mas tem um problema, o Tribunal de Contas do Estado já reprovou suas contas do ano de 2010 pela segunda vez, e na última conversa que tivemos, ele estava com grande esperança de ter as contas aprovadas pelo TCE, já que tinha entrado com um terceiro recurso. Se forem mantidos os pareceres anteriores, só restará ao ex-prefeito que Câmara aprove suas contas, o que para muitos se mostra improvável, visto que o prefeito Daniel tem maioria na Casa e seu grupo teria “grande” interesse em deixar Efaneu fora do páreo.

Marquinho “Chula”, outro postulante, vem cacifado pelos quase 15000 votos que obteve na última eleição, mas deve-se considerar que já não está mais no PSDB e dificilmente teria os apoios que teve na última eleição, embora venha trabalhando sua possível candidatura.

“Niltinho” Bastos, jura que não seria candidato à vice, e sim a prefeito, mas em política tudo é possível, existindo inclusive a possibilidade de Niltinho se lançar a vereador.

Luis Guilherme que recebeu pouco mais de 6000 votos para deputado federal, também deve concorrer ao executivo, mas me confessou recentemente que seria candidato somente se tivesse um mínimo de estrutura para campanha.

O PSDB força viva da política de São Roque, já que governou a cidade durante doze anos com Efaneu, deve apostar suas fichas no empresário Claudio Góes, talvez apoiado pelo ex-prefeito se o mesmo tiver sua candidatura impugnada.

João Paulo, atual vice-prefeito é outro que também postula o cargo, mas terá que lutar muito para apagar o estigma de ter participado da atual administração, embora esteja pela cidade ouvindo as pessoas e também se colocando com uma das alternativas.

Chumbinho, segundo se comenta estaria saindo do PT, para se filiar a um novo partido e estaria com seu “time” em campo, para tentar quadruplicar os votos obtidos na última eleição, e com isso ter chances reais de vencer o pleito em 2016. Preparo e competência administrativa, segundo se comenta, ele tem de sobra.  E desta vez, estaria com uma base de apoio de dar inveja, ao contrário do que aconteceu na última eleição.

Nesse quadro não se pode deixar de fora o prefeito Daniel, que tem a máquina administrativa na mão e sabe usar muito bem o seu carisma para vender a imagem de “bom moço”. Sem falar que tem oito vereadores na sua base de apoio, além de pelo menos duas centenas e meia de colaboradores diretos.

Fala-se que o vereador Guto Issa, o vereador Toco, a Diretora de Educação, Marcia Nunes e a Dra. Claudia Pedroso, também estariam nesta corrida.


A mesa está posta, as fichas distribuídas, cabe a você leitor fazer sua aposta.

Postar um comentário

0 Comentários