Secretaria de Saúde confirma mais de 22 mil casos de dengue em Sorocaba

Boletim aponta 10 mil casos em uma semana e seis mortes confirmadas. 

Pacientes relataram demora no atendimento nas unidades de saúde.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Um novo boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quarta-feira (18) pela Secretaria de Saúde aponta que o número de casos de dengue registrados este ano em Sorocaba (SP) subiu para 22.675. Isso representa mais de 3,5% da população, estimada em 637 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão infectadas pela doença. 
Ainda segundo o boletim, desde a semana passada, foram registrados quase 10 mil casos da doença. A secretaria afirma também que o número de mortes causadas pela dengue subiu de cinco para seis. Todos os óbitos foram confirmados por exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz. Pelo menos outras seis mortes suspeitas ainda aguardam resultados.
Problemas no atendimento
Devido ao avanço progressivo da doença, a prefeitura criou um centro de monitoramento. O local, anexo à UPH da Zona Leste, atende pacientes que possuem o "cartão suspeita" e que tenham sido encaminhados por outras unidades de saúde. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde da Vila Fiori e do Lopes de Oliveira ficam abertas nos fins de semana exclusivamente para atender os infectados.
  •  
Centro de Monitoramento da dengue ficou lotado (Foto: Reprodução/TV Tem)Pacientes lotam unidades de saúde em busca
de tratamento (Foto: Reprodução/TV Tem)
Porém, no último sábado (14), o centro de monitoramento e a UBS da Vila Fiori registraram superlotação, e houve reclamações. Um paciente relatou ter esperado até sete horas por atendimento. "Eu vim lá do Júlio de Mesquita e eu estou há quase sete horas aqui parado. Só fui atendido agora porque me passaram na frente, porque eu estava passando mal", relatou, no dia, o metalúrgico Ecléberson Moreno, que procurou o centro de monitoramento.
Nesta terça-feira (17), pais de pacientes da pediatria bloquearam o trânsito na Avenida General Carneiro para protestar contra a demora no atendimento da Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste. Por meio de nota, aprefeitura informou que um dos motivos que causaram a fila foi a quantidade de pacientes com suspeita de dengue no local.

Postar um comentário

0 Comentários