Temporal causa alagamentos em SP e fecha aeroporto

Enchente na região do Morumbi.
SÃO PAULO - A chuva que atinge a capital paulista na tarde desta quinta-feira, 19, colocou toda a cidade em estado de atenção para enchentes, fez dois córregos transbordarem e afetou as operações do Aeroporto de Congonhas por uma hora. Uma casa desabou na zona sul da cidade e feriu uma pessoa. 
A tarde começou com sol entre nuvens e sensação de tempo abafado em São Paulo. O calor associado à umidade provocou as precipitações, que logo se espalharam por todas as regiões. A Marginal do Pinheiros e as zonas sul e oeste foram as primeiras a entrar em estado de atenção, às 14h15. Pouco antes das 15h, toda a capital já estava em alerta.
Enchente na região do Morumbi. Na foto, Priscila Cabral, com o filho João, de 6 anos, e a mãe, Cecilia, tentam sair do carro Fiat Doblò, na rua Jules Rimet, atrás do Estádio do Morumbi.© Foto: Évelson de Freitas/Estadão Enchente na região do Morumbi. Na foto, Priscila Cabral, com o filho João, de 6 anos, e a mãe, Cecilia, tentam sair do carro Fiat Doblò, na rua Jules Rimet, atrás do Estádio do Morumbi.O Córrego Morro do S, no Campo Limpo, na zona sul, transbordou às 15h05 na Avenida Carlos Caldeira Filho esquina com a Rua Joaquim Nunes Teixeira. Às 15h50, no entanto, a situação se normalizou. Já o Córrego Ipiranga, também na zona sul, transbordou às 15h20 na altura das Ruas Abraão de Morais e Francisco Tapajós. A situação se normalizou às 16h15.
Uma casa na Rua Engenheiro Saturnino de Brito, na zona sul, desabou e atingiu uma pessoa na perna, informou o Corpo de Bombeiros. A vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro Saboya, no Jabaquara.
Em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, carros foram arrastados pela enxurrada e pessoas ilhadas foram resgatadas por bombeiros em helicópteros Águia da Polícia Militar. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa foi levada pela enchente no Largo do Taboão. Oito equipes fazem a busca. 
Enchente na região do Morumbi. Na foto, a Praça Alfredo Gomes alagada.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, outra pessoa também foi arrastada pelas águas na Avenida Aricanduva. Oito equipes do Corpo de Bombeiros, além do Águia, foram enviadas para o local para tentar realizar o resgate. 
Por causa da chuva forte, o Aeroporto de Congonhas fechou para pousos às 14h45 e para decolagens às 15h. As operações voltaram ao normal às 15h43. Parte de um muro do aeroporto que dá para a Avenida dos Bandeirantes cedeu e caiu sobre a calçada e sobre a via, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por volta das 15h. Ninguém se machucou e a pista foi liberada em seguida. A Infraero informou que instalaria ainda nesta quinta uma proteção emergencial no local, até que o muro seja reconstruído.
Enchente na região do Morumbi, zona sul de São Paulo
A água também afetou o andamento dos trens e o trânsito. Às 16h30, as Linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás operavam com velocidade reduzida. No mesmo horário, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava 31 pontos de alagamento pela cidade, sendo 23 intransitáveis. Destes, dez eram na Vila Mariana, na zona sul.
Previsão. O outono se inicia nesta sexta-feira, 20, com muitas nuvens e, novamente, sensação de tempo abafado. As pancadas de chuva devem ocorrer de maneira isolada entre o meio da tarde e o início da noite. Os termômetros variam entre 19ºC e 27ºC.

Postar um comentário

0 Comentários