'Tudo aponta para um gesto louco do copiloto', diz primeiro-ministro francês

O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou nesta sexta-feira que os primeiros dados da investigação fazem pensar que a causa da queda do avião da Germanwings está no comportamento 'louco e incompreensível' do copiloto.
'É preciso esperar o final da investigação, embora ontem o procurador tenha dado elementos suficientes para que possamos pensar que esse gesto louco, incompreensível, horrível, esteja na origem do choque', declarou Valls em entrevista concedida à emissora 'iTélé'.
Após a análise da gravação sonora extraída de uma caixa-preta, a procuradoria de Marselha revelou ontem que o copiloto provocou o acidente de forma aparentemente proposital, depois que o comandante se ausentou da cabine.
O jovem, um alemão de 27 anos identificado como Andreas Lubitz, acionou o sistema de descenso, bloqueou a porta e não respondeu aos reiterados chamados do comandante e da torre de controle.
'Tudo aponta para esse gesto inclassificável, criminoso, louco, suicida. Como imaginar que um piloto em quem se tem toda a confiança (...) jogaria o avião contra a montanha após ter fechado a porta e impedindo a entrada do comandante?', lamentou Valls.
Lubitz trabalhava para a companhia aérea de baixo custo Germanwings, e, segundo o primeiro-ministro, corresponde a sua empresa matriz, a Lufthansa, apresentar a informação sobre a trajetória e o perfil psicológico deste copiloto, que acumulava uma experiência de 630 horas de voo.

Postar um comentário

0 Comentários