Uma em cada dez cidades brasileiras já tem epidemia de dengue

NATÁLIA CANCIAN

Cerca de uma em cada dez cidades brasileiras já tem neste ano índices epidêmicos de dengue, conforme levantamento do Ministério da Saúde a pedido da Folha.
Isso significa que, em 511 municípios do país, a incidência de dengue supera 300 casos por 100 mil habitantes –ou seja, acima do parâmetro definido pela Organização Mundial de Saúde para constatar índices altos da doença.
Em média, essas cidades apresentam 895 casos a cada 100 mil habitantes, contra a média nacional de 110 casos. Juntas, elas respondem por dois terços dos registros de dengue no Brasil –que soma 224 mil casos desde janeiro, 162% acima do verificado em igual período do ano passado.
Editoria de arte/Folhapress
São Paulo tem 268 municípios em patamar de epidemia, a maior quantidade entre os Estados. Em seguida estão Goiás, com 84 cidades, e Paraná, com 47.
O infectologista Marcos Boulos, da coordenadoria estadual de controle de doenças de São Paulo, prevê novo recorde de casos neste ano. "Já há filas de quatro a seis horas para atendimento médico. Estamos preocupados."
Ele atribui os resultados da dengue no Estado ao fato de muitas cidades não terem tido contato anterior com a doença –como só é possível contrair os diferentes tipos de vírus uma vez, os moradores desses lugares são mais vulneráveis que os demais.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, já disse que não se pode descartar uma nova epidemia no país, embora menor do que a registrada em 2013, quando houve 425 mil casos nesse mesmo período.
O secretário de saúde de Goiás, Leonardo Vilela, diz que a situação é preocupante, mas que os casos no Estado começam a estabilizar.
No Acre, a preocupação é que as recentes enchentes facilitem a proliferação do mosquito transmissor. "O acúmulo de água pode fazer com que surjam mais casos", diz Eliane Costa, gerente de vigilância epidemiológica no Estado.
Giovanini Coelho, coordenador do Programa Nacional de Controle de Dengue, diz que, embora os dados mostrem a alta incidência em 511 municípios, cabe a cada prefeitura enquadrar seu cenário como epidêmico, definir ações para controle e solicitar apoio estadual e federal, caso considere necessário. Em alguns casos, elas podem decretar estado de emergência para obter mais recursos.
Das cidades com situação epidêmica, 87% são municípios pequenos, abaixo de 50 mil habitantes. Para Boulos, eles têm maior dificuldade em obter recursos, e, com isso, contratar agentes para combater a doença. 
Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Agentes de saúde fazem vistorias em imóveis para evitar proliferação do mosquito da dengue
Agentes de saúde fazem vistorias em imóveis para evitar proliferação do mosquito da dengue

Postar um comentário

0 Comentários