Alan Santiago
do Agora
Longas filas até do lado de fora e sob o sol, poucas cadeiras e espera de mais de uma hora e meia são realidade em agências de atendimento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
O Vigilante Agora visitou, na semana que passou, 12 de 24 unidades na capital.
Clientes afirmaram estar insatisfeitos, e alguns ainda saíram sem resolver seus problemas.
Nas unidades, os consumidores podem, por exemplo, pedir revisão das contas e reclamar da multa por excesso de consumo.
Uma das agências com mais problemas é a localizada no M'Boi Mirim (zona sul).
Com espaço reduzido, clientes têm de esperar em pé porque não há cadeiras suficientes.
Além disso, a fila de triagem para pegar a senha segue pelo estacionamento quase até o portão de saída.
Funcionários diziam que a espera média era de uma hora.
"Tem gente que fica o dia inteiro esperando. É uma agência sempre lotada. Felizmente, vim só tirar uma segunda via, mas ainda demorei 20 minutos", diz a cabeleireira Jesuína Moreira, 70 anos.
Em nota, a Sabesp afirma que o tempo de atendimento é de 19 minutos e 8 segundos.
Essa média atende a seus "parâmetros de qualidade", segundo a empresa.
Ainda de acordo com a companhia, 27% dos atendimentos aos clientes são realizados presencialmente nas agências. Outros 65% dos contatos são feitos por telefone.
Isso, segundo o texto, proporciona "maior agilidade e conforto ao cliente, sem a necessidade de sair de casa".
"No último ano, a Sabesp incorporou ao seu portfólio de atendimento telefônico as negociações de débito, uma vez que o assunto era o principal motivo da ida dos clientes às agências.
A companhia também ampliou o atendimento com mais 50 postos."
Segundo a Sabesp, o cliente pode resolver pendências como vazamentos ou segunda via da conta pelo telefone 195 ou o site * www.sabesp.com.br
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