Atropelamentos diminuem 30% em 2015

As vítimas fatais, no entanto, aumentaram 60% em relação ao mesmo período
Jéssica Nascimento 
jessica.nascimento@jcruzeiro.com.br 
Programa de Estágio
 

O número de acidentes envolvendo pedestres (atropelamentos) no primeiro bimestre deste ano diminuiu 30% em relação ao mesmo período de 2014, no qual 49 acidentes foram registrados, conforme dados da Urbes - Trânsito e Transportes. Este ano, o número caiu para 34 acidentes, porém as vítimas fatais aumentaram 60% neste ano, com cinco mortes registradas contra três no ano passado. Para a empresa pública, são as massivas campanhas educativas que contribuem com a diminuição desses números, pois visam conscientizar motoristas e pedestres quanto ao respeito mútuo. 

De acordo com a Urbes, esses tipos de acidentes ocorrem em razão de imprudência, negligência ou imperícia de alguma das partes envolvidas. O desrespeito ao sinal de parada, o excesso de velocidade, bem como algumas ações dos pedestres que se colocam em situação de risco tem papel fundamental nesses eventos. A empresa pública ainda conta com "obstáculos" nas ruas de Sorocaba, que também contribuem para a diminuição desses tipos de acidentes, como as faixas de travessia. Em Sorocaba, segundo a Urbes, há 943 travessias de pedestres sinalizadas nos cruzamentos semaforizados, incluindo interseções semaforizadas e grupos focais exclusivos para pedestres, além de 148 travessias elevadas (lombo-faixas). 

Campanha educativa 

"Atravesse na faixa, os anjos precisam de férias". Este foi o tema da campanha educativa realizada pela Urbes no ano passado para estimular a ideia de "faixa segura". Durante a campanha, arte-educadores vestidos de anjos alertaram pedestres sobre a importância de atravessar a rua utilizando a faixa de segurança, o que tem dado resultados positivos, de acordo com a Urbes, já que 8.688 pessoas foram abordadas no ano passado e, neste ano, o número já é de 8.086. 

A empresa ressalta que essas campanhas contribuem para a mudança de hábitos de pedestres e motoristas, incentivando o respeito para ambas as partes. A Urbes também instalou, em setembro do ano passado, gradis de segurança em locais considerados de maior vulnerabilidade para a prática da travessia fora da faixa, já que a empresa considera os pedestres como elemento mais frágil de todos os que compõem a mobilidade urbana. 

Orientações 

Atravessar na faixa de segurança é uma das orientações da Urbes para os pedestres, pois além de respeitar a mobilidade urbana preserva a própria segurança, mesmo que seja preciso dispender um pouco mais de tempo para a travessia. Já aos motoristas, a recomendação é preservar a segurança dos pedestres, pois são o elo mais fraco da cadeia do trânsito. Deixar de dar a preferência ao pedestre que se encontra na faixa a ele destinada constitui infração de natureza gravíssima (sete pontos, R$ 191,54) assim como parar o veículo na faixa para travessia é uma infração leve. Para a Urbes, um trânsito mais seguro necessita do empenho de todos, pois quando as pessoas estão nas ruas, seja como pedestre ou motorista, passam a fazer parte desse meio.(Supervisão: Estela Casagrande)

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