Carros abandonados nas ruas são problema na região de Sorocaba

Leis municipais permitem que o veículo seja recolhido.

Dono pode ser multado, além de perder pontos na carteira de habilitação.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Os carros abandonados nas ruas, ocupando vagas de estacionamento e atrapalhando a vizinhança, são um problema para as prefeituras da região de Sorocaba (SP). Leis municipais permitem que o veículo seja recolhido e o dono pode ser multado, além de perder pontos na carteira de habilitação.
Com os pneus furados e porta-malas abertos, um carro está abandonado há mais de dois anos em uma rua de Votorantim(SP). Em casos como este, um aviso de remoção é colocado. O proprietário tem prazo de sete dias para tomar providências. Após o periodo, a prefeitura tem o direito de fazer o recolhimento do veículo, de acordo com a regulamentação da lei de postura do município.
De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Carlos Roberto Soares, se esgotado todas as tentativas de contato com o proprietário do veículo, como o aviso que é fixado no carro ou a notificação que é feita via postal, é realizada a remoção do veículo ao pátio disponível pela Ciretran.

A história se repete em Sorocaba. No ano passado, 92 veículos foram retirados das ruas da cidade em situação de abandono. Em nenhum dos casos, a prefeitura conseguiu encontrar o dono. Se o responsável for identificado, fica sujeito à multa e ainda corre o risco de ter pontos na carteira de habiliatação.
Em Votorantim, desde agosto - quando foi aprovada a regulamentação , 50 veículos com caracteristicas de abandono foram retirados das ruas. A Guarda Municipal também atua na fiscalização, verificando principalmente se o carro é roubado ou furtado. "Primeira verificação que a gente faz é puxar a placa do veículo, para ver se ele está em situação regular ou se é um veículo roubado, pra gente poder tomar as devidas providências", explicou o guarda municipal Cleber Roberto de Abreu.
Pelas ruas de alguns bairros, os veículos ocupam vagas há anos. Muitos moradores fazem denúncias para a central da Urbes. O endereço é anotado facilitando o trabalho da prefeitura que consegue na Justiça uma liminar para continuar realizando o serviço. "A existência dessa lei é importante, porque em alguns casos nós não conseguimos cobrir com o código de trânsito", finaliza o diretor de fiscalização José Antônio de Souza.
Com os pneus furados e porta-malas abertos, carros são encontrados abandonados pelas ruas da cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)Com os pneus furados e porta-malas abertos, carros são encontrados abandonados pelas ruas da cidade (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários