Casos de fogo em vegetação crescem com estiagem

O número de casos de incêndio em vegetação tem aumentado em Sorocaba nos últimos meses. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, em março 16 ocorrências deste tipo foram registradas, já na primeira quinzena deste mês o número chegou a 23, o que preocupa os oficiais, pois o número está acima da média para o mês. Segundo o tenente Eduardo Casagrandi Mansoldo Filho, oficial de comunicação social, o Corpo de Bombeiros de Sorocaba está em alerta, pois os casos tendem a aumentar nesta época do ano com o avanço da estiagem.

Um grande incêndio ocorreu na madrugada do último domingo (12) e atingiu cerca de 100 veículos que estavam depositados no guincho Fest Help, localizado na avenida Juvenal de Campos. O fogo, que foi apagado após cinco horas, teria sido provocado intencionalmente por uma pessoa, de acordo com as testemunhas que estavam no local. Segundo o tenente, a maioria dos incêndios registrados são provocados intencionalmente, o que é mais prejudicial ao meio ambiente. "O regime de chuvas tende a diminuir nesta época do ano e a estiagem, que ocorre até começo de setembro, potencializa o risco de queimadas em áreas de vegetação. É importante a colaboração de todos", frisa.

Casagrandi diz que é preciso tomar alguns cuidados necessários nesta época do ano para evitar as queimadas, como manter terrenos limpos, recolhendo a vegetação cortada, não jogar bitucas de cigarro nas ruas e, principalmente, não atear fogo em mato. O tenente ainda ressalta que o uso de fogueiras, fogos de artifícios e a soltura de balões também contribuem para ocorrências de incêndio em vegetação, portanto também devem ser evitados. Em casos de incêndio, o Corpo de Bombeiros recomenda que a vítima acione uma equipe do grupamento pelo telefone 193.

Postar um comentário

0 Comentários