Galhos entre fios elétricos causam risco de acidentes

Supermercados começam a cobrar por sacolinhas obrigatórias da nova regra

Alan Santiago

do Agora
Galhos que forçam fios elétricos e copas que escondem totalmente transformadores dos postes são realidade na capital.
Os problemas foram constatados pelo Vigilante Agora, que percorreu 150 km e identificou problemas em 85 ruas das cinco regiões de São Paulo.
A situação mais comum são fios que passam dentro das copas das árvores -o que causa risco de falta de energia e acidentes com a rede elétrica, principalmente com temporais e ventanias.
O cenário está em várias vias de Santo Amaro (zona sul).
O porteiro Egílio Matos dos Santos, 38 anos, diz que é comum quedas de troncos na região.
"Às vezes acontece também falta de energia por isso, mas logo volta. Se pudesse fazer a poda de cinco em cinco meses ficaria melhor, mas a prefeitura só vem quando cai ou já atingiu algum imóvel", reclama.
Resposta
A Prefeitura de São Paulo diz que os casos apontados na reportagem foram reportados às subprefeituras de Aricanduva, Butantã, Casa Verde, Cidade Ademar, Ipiranga, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Pinheiros, Santana, Santo Amaro e Sé para incluir as vias na programação de vistorias.
"Se for constatada alguma necessidade de intervenção, a concessionária de energia será acionada para que durante a execução do serviço a energia seja isolada", informou.
Segundo o executivo municipal, uma nova lei, que permite aos agrônomos autorizar podas, foi sancionada para "agilizar e desburocratizar" serviços de poda e corte.
A prefeitura diz, ainda, que realiza "constantes" serviços de poda e remoção de árvores, se necessário.
"Em 2014, o balanço apontou 116 mil intervenções em árvores e o plantio de 11 mil unidades."

Postar um comentário

0 Comentários