Hospital de referência tem raio-X quebrado há três dias

Alan Santiago

do Agora
O Hospital Regional Sul, em Santo Amaro (zona sul de São Paulo), está fazendo pacientes voltarem para casa porque seu aparelho de raio-X está quebrado.
A unidade é considerada referência em ortopedia, que tem o raio-X como equipamento importante para auxiliar o trabalho de diagnóstico dos médicos.
Funcionários disseram à reportagem que o equipamento quebrou na terça-feira à noite e permanecia sem conserto até ontem.
Pacientes que chegam à unidade desde então necessitando fazer o exame são orientados a procurar AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), outros prontos-socorros e até a Santa Casa de Misericórdia.
Médicos da unidade que não quiseram se identificar afirmaram ainda que, no hospital, há um único raio-X móvel, possível de ser transportado, mas que é insuficiente pelo volume de atendimentos e que não consegue realizar muitos dos procedimentos necessários, além de ainda retardar a entrega dos resultados.
"Só estamos usando este em caso de urgência, quando levamos para os quartos", explica um funcionário.
Resposta
A Secretaria de Estado da Saúde disse que os pacientes que precisam de raio-X não estão ficando sem assistência.
"Para os casos graves e de urgência, o hospital disponibiliza uma ambulância para o paciente fazer o exame em um serviço de saúde próximo ou realiza o exame no equipamento de tomografia da unidade, que também pode ser utilizado como substituto ao aparelho de raio-X em alguns casos", afirmou, em nota.
Ainda de acordo com a secretaria, a manutenção do aparelho já foi solicitada e até o início da próxima semana deve voltar a funcionar normalmente

Postar um comentário

0 Comentários