Município vai leiloar locomotivas do trem turístico

Rafaela Gonçalves

O projeto do trem turístico de São Roque chegou ao fim da linha. Compradas em 2009 por cerca de R$ 1 milhão, as locomotivas, que ligariam a cidade à vizinha Mairinque, serão leiloadas. A atual administração municipal espera conseguir R$ 4 milhões com os equipamentos. A data do leilão ainda não foi divulgada.

Em 2009, a Prefeitura adquiriu duas locomotivas, dois carros de passageiros, um carro madrinha, dormentes e uma plataforma. Se movendo a 20 km/h, as locomotivas à vapor, com capacidade para 100 pessoas, fariam um percurso férreo de duração média de 40 minutos, passando pelos morros da região. Para entrar nos trilhos, o projeto precisava da autorização de circulação da responsável pela ferrovia, a América Latina Logística (ALL), que não permitiu o funcionamento, com a alegação de que os trechos precisam de reformas nos trilhos, além da troca de alguns que estavam quebrados. Ainda seria necessária a instalação de um equipamento que faz a mudança de linha, para que o trem pudesse fazer o cruzamento de sentido.

Em 2010, com as máquinas já compradas, a administração da época pediu para que ALL providenciasse as mudanças, mas, segundo a atual assessoria de imprensa do município, a empresa não realizou as reformas até o momento.

Sem os trilhos, as máquinas estão paradas e causando gastos de manutenção, além de estarem se deteriorando pelo tempo sem uso. Para a atual administração, da forma como o projeto foi elaborado na época, este é totalmente inviável. De acordo com a Prefeitura, o sonho do trem turístico segue vivo, mas para virar realidade será necessário firmar parceria com a iniciativa privada. Sem mencionar nomes, por meio de nota, a Prefeitura diz que "uma empresa já estaria interessada em assumir o projeto".

Postar um comentário

0 Comentários