Paciente espera até 5 h por triagem em pronto-socorro

A dona de casa Maria Jesus espera atendimento

Regiane Soares

do Agora
Os pacientes que foram ontem ao pronto-socorro do Hospital Municipal da Cidade Tiradentes (zona leste), administrado pela Casa de Saúde Santa Marcelina, esperaram até cinco horas somente para passar pela triagem.
E para uma consulta com um clínico, a espera foi ao menos outras três horas.
O aviso de que a espera seria longa era dado antes de o paciente retirar a senha.
"Estamos só com um clínico. Vai demorar. Não temos nem previsão de que horas a senhora será atendida. Quase todo dia é assim", disse uma funcionária à reportagem.
Por volta das 13h, a senha emitida era a de número 287, enquanto que a chamada para passar pela triagem ou já ser atendido pelo médico estava no 172.
Resposta
A Secretaria Municipal de Saúde e a Casa de Saúde Santa Marcelina, organização social que administra o Hospital Municipal da Cidade Tiradentes, afirmaram por meio de nota que o aumento do tempo de espera no pronto-socorro é consequência dos casos de dengue, que causaram mais procura pela unidade.
Por dia, o pronto-socorro atende cerca de 700 pacientes, segundo a nota.
De acordo com a secretaria, o pronto-socorro adulto tem cinco clínicos trabalhando todos os dias.
A pasta também disse que a equipe de pediatras está completa no pronto-socorro infantil, mas não informou quantos médicos trabalham na unidade.
Na nota, disse ainda que são as mães que preferem procurar outras unidades de saúde ou voltar para casa quando são orientadas a esperar.

Postar um comentário

0 Comentários