Pacientes com suspeita de dengue lotam hospitais

Pacientes em sala de espera em AMA em Pirituba

Regiane Soares

do Agora
Pacientes com os sintomas da dengue lotaram prontos-socorros e uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial) da zona norte da capital ontem à tarde, feriado de Tiradentes. Mesmo com médicos, a espera por atendimento era de no mínimo três horas.
Na AMA Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, mais de cem pessoas, entre adultos e crianças, aguardavam atendimento.
A sala de espera da unidade estava lotada.
Além disso, não havia lugar para todos esperarem sentados em cadeiras que ficam em baixo de um toldo. Muitos estavam em pé, ora no sol ora na chuva.
Nessa AMA só era atendido quem estava com suspeita de dengue.
Quem tinha outros problemas de saúde era encaminhado ao pronto-socorro do hospital municipal que fica ao lado da unidade.
Resposta
A Secretaria Estadual de Saúde, responsável pelos hospitais da Vila Nova Cachoeirinha e de Taipas, disse que ontem houve um "expressivo" aumento da demanda nas duas unidades.
Porém, não explicou o motivo desse crescimento. Segundo a secretaria, as duas unidades estavam com seus quadros de médicos completos (13 profissionais no Cachoeirinha e outros 15 no Taipas) e, juntas, realizaram mais de 1.500 atendimentos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a AMA Dr. José Soares Hungria estava com a equipe completa de médicos ontem à tarde: quatro clínicos e dois pediatras.
Entre os motivos que podem explicar o grande número de pacientes na AMA ontem, de acordo com a secretaria, era o fato de, por ser feriado, nem todas as unidades de saúde, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), as AMAs tradicionais e as tendas, estarem abertas ontem.

Postar um comentário

0 Comentários