Qual a relação entre a seca do Brasil e da Califórnia?

© Fornecido por Climatempo
O forte bloqueio atmosférico que reduziu muito a chuva no Brasil no verão de 2013/2014 foi gerado por anomalias de temperatura das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico. Mas a falta de chuva nos últimos verões pode ser melhor explicada por um ciclo de anomalia de temperatura mais longo do oceano Pacífico: a ODP – oscilação decadal do Pacífico (PDO, na sigla em inglês).
A cada 20 ou 30 anos, em média, o oceano Pacífico, a maior massa de água do planeta Terra, sofre variações de temperatura ficando mais quente ou mais frio do que o normal. Estas oscilações de longo período interferem nos ventos, na chuva e na temperatura em muitas regiões do globo.
O meteorologista Alexandre Nascimento explica a relação entre a falta de chuva nos últimos anos na região onde está o Sistema Cantareira e a ODP, e aponta quando teríamos um “bom verão” de chuva, para iniciar um processo de normalização do nível de água dos reservatórios para abastecimento de água nos centros urbanos, como os sistemas Cantareira, em São Paulo, e o Paraobepa, em Belo Horizonte, e também os reservatórios para a geração de energia.
A meteorologista Leila Carvalho, professora na Universidade na Califórnia, em Santa Bárbara, também relaciona a dramática seca na Califórnia com a PDO

Postar um comentário

0 Comentários