Radar que detectaria tornado em SC estava quebrado há meses

São Paulo – Um radar meteorológico da Defesa Civil que poderia ter detectado o tornadoque atingiu Santa Catarina, na ultima segunda-feira, está quebrado há pelo menos três meses.
Segundo o site da revista Veja, o equipamento, instalado no município de Lontras, operava em fase de teste e parou de funcionar em janeiro deste ano. O conserto, ainda de acordo com a reportagem, está atrasado.
Por meio de nota, a Secretaria da Defesa Civil de Santa Catarina afirmou ao site da Veja, que o radar "sofreu uma avaria na fonte de alimentação de alta tensão". Segundo estimativas, o equipamento deveria ter voltado a funcionar no final de março.
Estragos deixados pelo tornado em Santa Catarina© Divulgação/Defesa Civil de Santa CatariaEstragos deixados pelo tornado em Santa Catarina
O tornado atingiu o oeste de Santa Catarina e devastou a cidade de Xanxerê, causando duas mortese deixando mais de 1.000 desabrigados por lá.
De acordo com o governador do estado, Raimundo Colombo, uma força tarefa com Exército, Polícia Militar, Bombeiros e Defesa Civil foi montada para ajudar na desobstrução das vias e recolhimento dos entulhos. 

Postar um comentário

0 Comentários