Sabesp não enviou laudo de água, reclamam moradores

Regiane Soares

do Agora
Moradores do Jardim Turquesa, no M'Boi Mirim (zona sul de SP), que há cerca de 15 dias receberam água com cheiro de esgoto, reclamam que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ainda não forneceu o laudo que comprova que a água que está sendo fornecida às residências atualmente é potável.
Eles também querem saber o que causou o surto de diarreia na área.
Ao menos 57 pessoas passaram mal, com diarreia, vômito, dor de cabeça ou febre, após contato com a água malcheirosa e de cor amarronzada.
Entre os doentes está o mestre de obras José Julio de Almeida, 62 anos, que ainda não voltou ao trabalho.
Agora levou o líquido a um laboratório, que constatou a presença de coliformes fecais (presentes nas fezes), o que torna a água imprópria para consumo, mesmo após fervura.
Na época, a Sabesp disse que houve infiltração de "água não potável" e "interrompeu o abastecimento" para fazer os reparos, finalizados no dia 26.
Resposta
A Sabesp disse que informou os moradores de que a água estava própria para o consumo quando os técnicos foram auxiliar na limpeza das caixas-d'água, no último dia 26.
Segundo a empresa, as amostras das coletas feitas entre 26 março e 5 de abril demonstram que a água atende aos padrões e não apresenta risco sanitário.
A Secretaria Municipal da Saúde disse que a UBS Parque Novo Mundo está monitorando 28 pessoas que apresentaram sintomas de diarreia, vômito e dor de cabeça.

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