Sorocaba chega a 32 mil casos de dengue

Mais uma pessoa morreu vítima da doença, o que totaliza sete óbitos confirmados desde o início do ano
Regina Helena Santos
regina.santos@jcruzeiro.com.br

A epidemia de dengue em Sorocaba contabiliza 32.006 pacientes notificados com a doença. Os dados são o acumulado de janeiro, fevereiro e março e refletem uma média de 352 novos casos por dia. Com este números, a epidemia já atinge 5,2% da população. Mais uma pessoa morreu vítima de dengue, o que totaliza sete óbitos confirmados. Outras 15 mortes aguardam confirmação de exame laboratorial pelo Instituto Adolfo Lutz - oito a mais que na semana passada.

Do total atual de casos, 5.253 já foram confirmados por exame laboratorial e 26.753 foram notificados com base no critério clínico-epidemiológico, ou seja, levando em conta os sintomas do paciente ao procurar o sistema de saúde. Somente nas duas últimas semanas foram 9.331 novos doentes registrados nas unidades de saúde públicas e privadas do município. O último boletim da dengue havia sido divulgado pela Secretaria de Saúde em 18 de março, com 22.675 casos, e na semana seguinte, em 25 de março, o secretário de saúde, Francisco Antonio Fernandes, anunciou uma estimativa de que a cidade já contabilizava 26,5 mil doentes. Nas duas últimas semanas o aumento de uma média de 4 mil novos casos a cada sete dias se manteve, apontando o início de uma curva descendente da evolução da doença, que pelo histórico epidemiológico deve perdurar com índices altos até junho.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos, o número de confirmações laboratoriais deve subir, nas próximas semanas, já que desde a última segunda-feira está sendo realizada a sorologia (exame que confirma se a pessoa realmente está com dengue) em todos os pacientes, sempre no 6º dia de sintomas. A medida, já anunciada como certa e em funcionamento pelos representantes da Secretaria de Saúde há algumas semanas, atrasou pelo menos 15 dias para ser efetivamente colocada em prática. "Entre querer fazer e fazer tem a compra [dos testes rápidos], o prazo de entrega, a capacitação das pessoas. Isso a gente nem esperou chegar. Como a gente tem um teste de HIV com a mesma metodologia, o pessoal o Coas fez uma capacitação já na semana passada. Na quinta-feira chegaram [os testes rápidos], mas precisávamos deixar claro para a rede os critérios e metodologia a ser seguida. Foi esse o hiato que teve entre uma coisa e outra", falou Daniela. Apesar de se tratar de teste rápido, os resultados destes exames devem sair em uma semana, em razão da dificuldade de digitação dos dados pelo volume de pacientes. 

Nos três primeiros meses deste ano, 546 pessoas notificadas com dengue precisaram de internação, das quais 359 (65,7%) tiveram a doença confirmada por exame laboratorial, 69 (12,6%) descartadas e 118 (21,7%) ainda aguardam resultados. 

Voluntariado

O apoio de equipes de voluntariado tem começado a ajudar a Secretaria de Saúde nas ações de combate à epidemia de dengue. Segundo Daniela, além da ajuda dos jovens do Tiro de Guerra, 40 pessoas por dia, ligadas à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) começarão a ajudar na digitação dos dados de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Os voluntários utilizarão a estrutura da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) para o trabalho, que será feito das 18h às 22h. Os voluntários da igreja também atuarão no acolhimento de paciente nas salas de espera das principais unidades de saúde da rede municipal. "Eles podem orientar, oferecer líquido para hidratar, o que é muito importante. E como nossos profissionais estão focados em procedimentos, oferecer líquido, que é o principal, tem ficado para trás", disse a diretoria da Vigilância em Saúde. 

Sobre as parcerias para a implantação de um novo Centro de Monitoramento na zona norte, junto com a igreja e universidades, Daniela disse que ainda existem algumas pendências, mas as negociações com as instituições de ensino avançam. "A PUC, Anhanguera e a Unip são as que já apresentaram propostas concretas de parceria", falou. 
 
Hidratação é o caminho para evitar os óbitos

O principal tratamento para o paciente com dengue é a hidratação - por meio de ingestão de líquidos, soro oral e via intravenosa. Esse tem sido o alerta da diretora da Vigilância em Saúde, Daniela Valentim dos Santos, a cada encontro com a imprensa para passar dados sobre a epidemia de dengue. "A gente investiga todos os óbitos e em todos vê a situação de desidratação que ocorreu durante a semana da doença", disse.

Segundo Daniela, é muito importante que as pessoas notificadas com a doença também continuem se cuidando - e se hidratando - quando a febre desaparece. "É nessa hora que tem que aumentar os cuidados."

Arrastões e nebulização

Os arrastões e nebulização nos bairros continuam com forma de combate aos criadouros e ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Hoje e sábado haverá arrastões na Vila Hortência, Jd. Monterrey e Jd. Abaeté. Na segunda e terça-feira (6 e 7 de abril) será a vez da Vila Eufrásio, Jd. Sol Nascente e Jd. Abaeté. As nebulizações estão programadas para Vila Angélica/Ana Maria e Vila Santana (hoje), Jd. Brasilândia, Mineirão, Vila Melges, Jd. Hungarês, Neuza Maria, Maria Christina (na segunda-feira, dia 6) e Jd. Guadalupe, Mineirão e Jd. Botânico (terça-feira, dia 7). Se chover ou ventar forte, a programação será suspensa.

Postar um comentário

0 Comentários