TENTÁCULOS DA LAVA JATO EM OBRAS DO GOVERNO DO ESTADO DE SP E NOVAS ETAPAS DA OPERAÇÃO



R$ 107 BILHÕES: TOTAL EM CONTRATOS DO CARTEL DE EMPREITEIRAS DA LAVA JATO COM O GOVERNO DE SP ENTRE 1987 E 2014
[Representação encaminhada ao Procurador-geral de Justiça do Estado de SP, Márcio Fernando Elias Rosa, diante de indícios de pagamento de propina pelos doleiros Alberto Youssef, Raul Henrique Srour e Adir Assad -  presos pela Operação Lava Jato -  para agentes públicos e políticos de diversos partidos de SP, entre os quais o PSDB, pede a abertura de novos inquéritos civis e criminais ou que subsidie os já existentes como, por exemplo, o que apura o cartel de corrupção de trens no Metrô e CPTM e os indícios de superfaturamento nas obras de ampliação da Marginal Tietê pela Dersa na gestão Serra, utilizando-se do compartilhamento de provas obtidas na Operação Lava Jato, na CPI do HSBC e do CADE (este que apura o cartel de trens em SP)]

CartaCapital
PT quer investigar cartel de empreiteiras em São Paulo - por Renan Truffi 
Empresas envolvidas na Lava Jato receberam 107 bilhões em contratos com o governo do Estado entre 1987 e 2014.
O deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP) entrou com representação no Ministério Público Estadual (MPE-SP) na quarta-feira passada, 8 de março, para pedir que se investigue a atuação das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato em obras do governo de São Paulo. O objetivo é saber se os tentáculos do esquema alcançaram também contratos do Metrô, Dersa e Sabesp, entre outros. A ligação entre a Lava Jato e as obras paulistas seriam os doleiros detidos pela Polícia Federal, que teriam ligação com empresas participantes do cartel de trens em São Paulo, e uma lista encontrada na casa de Alberto Yousseff, que cita empreendimentos da gestão tucana, publicada com exclusividade por CartaCapital.
O pedido se baseia também na prisão do doleiro Raul Henrique Srour. Ele foi detido junto com Yousseff em março de 2014 na deflagração da Lava Jato e teria conexão direta com o cartel dos trens em São Paulo. Como já publicou CartaCapital, Srour é apontado por um diretor da empresa alemã Siemens como responsável por utilizar a conta Cristal Financial Services para receber, via Luxemburgo, pequeno país europeu, dinheiro da multinacional. A Siemens foi a empresa que delatou o esquema nas licitações de trens da CPTM e do Metrô. Além disso, Srour é um dos brasileiros com conta secreta no HSBC da Suíça.
Outro apontamento feito pelo deputado na representação é sobre a prisão de outro operador do esquema: Adir Assad. Preso em 16 de março na 10ª fase da Lava Jato, ele já foi investigado na CPI do Cachoeira, como suposto intermediário de propinas envolvendo a Delta Engenharia.
A Delta participou da obra de ampliação da Marginal Tietê, suspeita de superfaturamento. Segundo o deputado, a Delta celebrou contratos, entre 2002 e 2012, com órgãos do governo de São Paulo, perfazendo um total em valores nominais de 800 milhões de reais. Destes, 664 milhões de reais celebrados na gestão José Serra (PSDB) e 140 milhões de reais na gestão Alckmin (PSDB)

RIGOR NAS PRISÕES DE EVENTUAIS ENVOLVIDOS  NAS FRAUDES DA LAVA JATO PARA OBTENÇÃO DE DELAÇÕES PREMIADAS CONTRASTA COM TRATAMENTO BENEVOLENTE DE ENVOLVIDOS NO TRENSALÃO

RIGOR - TESOUREIRO DO PT PRESO EM NOVA ETAPA DA LAVA JATO - PRÓXIMO PODE SER O EX-PRESIDENTE LULA
Folha - 15/04/2015 - 7h22
Tesoureiro do PT é preso pela PF

CA
Quem ameaça mais: Vaccari ou Cunha ?

CONDUTA LLS - LOBISTA ARTHUR TEIXEIRA, ACUSADO DE REPASSAR PROPINA PARA AGENTES PÚBLICOS E POLÍTICOS DE SP,  EMBORA TENHA SIDO DESCOBERTO NO FINAL DO ANO PASSADO COM 23 CONTAS MILIONÁRIAS NA SUÍÇA, SEGUE LIVRE, LEVE E SOLTO (LLS)
JN / G1 - 08/12/2104 
Consultor suspeito de cartel de trens controla 23 contas fora do país, diz MP
Segundo Promotoria de SP, dados foram obtidos em processo na Suíça.
Defesa de Arthur Teixeira nega operações bancárias no exterior

DIREITOS HUMANOS

VÍDEO: JEAN WYLLYS DENUNCIA "ARMAÇÃO DE JAIR BOLSONARO PARA SE PASSAR POR VÍTIMA DE DISCRIMINAÇÃO
iGay
Jean Wyllys sobre fatídico voo: "Não voaria e não voarei ao lado daquele senhor"
Segundo Jean, ele já estava sentado numa poltrona do vôo JJ 304, da TAM, que o levaria do Rio de Janeiro para Brasília no dia 7 de abril às 10h19. O vôo não estava lotado, mas por um acaso que ele sugere tenha sido proposital, o deputado Jair Bolsonaro estava na poltrona exatamente ao lado da sua. "Era uma poltrona do meio, daquelas que ninguém escolhe ocupar."
Bolsonaro entrou no avião com a câmera ligada, e filmou a cena em que avisa a Jean que vai viajar sentado ao lado dele, e registra o momento em que Jean se levanta e troca de assento.
Bolsonaro divulgou o video nas redes sociais, acusando ter sido vítima de "heterofobia". Jean tinha decidido não comentar o caso com a imprensa, já que a considerou uma não-notícia. "Heterofobia não existe. Que tipo de acusação é essa?"
Mas, de passagem por São Paulo no sábado (11), decidiu quebrar o silêncio e falou com o iGay.
Assista ao video em que ele conta sua versão dos fatos, parte de uma entrevista maior que você vai ver aqui no iGay

CONTRA TERCEIRIZAÇÃO, ATOS EM VÁRIAS CIDADES DO PAÍS

CENTRAIS SINDICAIS "RADICALIZAM" CONTRA PROJETO DE LEI QUE INSTITUCIONALIZA O TRABALHO TERCEIRIZADO NO BRASIL
R7 - 13/04/2015
Centrais sindicais preparam para quarta-feira novos atos contra terceirização
As centrais sindicais prometem realizar, na próxima quarta-feira (15), novos atos para marcar posição contra o projeto de lei que regulamenta o trabalho terceirizado no País.
Diante da aprovação do texto principal na semana passada e com a votação dos destaques marcada para esta terça-feira (14), no plenário da Câmara dos Deputados, os sindicalistas se juntarão aos movimentos populares em pelo menos sete capitais
Na ocasião, também promoverão paralisações em todas as categorias filiadas a CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB NCST, Intersindical e CSP Conlutas.
Chamado de Dia Nacional de Paralisação contra o PL 4330/04, o protesto deve contar com o apoio de movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra) e da UNE (União Nacional dos Estudantes).

DUTRA BLOQUEADA NA MANHÃ DESTA 4ª
G1 - 15/04/2015
Ato fecha a Dutra em Guarulhos em protesto contra a terceirização
Manifestação bloqueou a via na altura do km 230.
Por volta de 6h30, Dutra começou a ser liberada.

CONTRA INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO ALCKMIN, PROFESSORES TAMBÉM RADICALIZAM

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SP, EM GREVE HÁ 1 MÊS, REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA E  ATO NA ASSEMBLEIA DE SP NESTA 4ª, ÀS 15h
NB
Audiência pública vai debater reivindicações dos professores em greve
A Assembleia Legislativa vai realizar audiência pública para debater a pauta de reivindicações dos professores da rede pública estadual, em greve há um mês.
A audiência, proposta para reunir representantes da Apeoesp e da secretaria estadual da Educação em um diálogo por soluções, teve o apoio de mais de 20 deputados que subscreveram o convite. A audiência pública será nesta quarta-feira (15/4), às 15 horas, no auditório Paulo Kobayashi.

RADICALIZAÇÃO É ORIGINÁRIA DA INSENSIBILIDADE DO GOVERNO DE SP
Apeoesp
Professores em greve fecham rodovias exigindo negociação

"CORRUPÇÃO LEGALIZADA" NO FINANCIAMENTO DE POLÍTICOS, PARTIDOS E CAMPANHAS ELEITORAIS

PARA ENFRENTÁ-LA,  UMA DAS MANEIRAS É ACABAR COM FINANCIAMENTO EMPRESARIA
Folha 
Petrobras e financiamento de campanha - por Ivan Valente, deputado federal (PSOL_SP)
Nas ruas e nas redes sociais, a bandeira para enfrentar a corrupção é o fim do financiamento empresarial para partidos e campanhas

ALIENAÇÃO E DESPOLITIZAÇÃO

PESQUISA DA USP: PARCELA CONSIDERÁVEL DE MANIFESTANTES, PRESENTE NOS ATOS CONTRA DILMA,  É DESPOLITIZADA E DESINFORMADA

EM MG
Viomundo
Em Belo Horizonte, 77% dos manifestantes dizem que Bolsa Família estimula preguiça - por Conceição Lemes
O Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral e o Centro de Convergência em Novas Mídias (CCNM) da  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizaram no último domingo, em Belo Horizonte, uma pesquisa  sobre “Perfil ideológico e Atitudes Políticas dos Manifestantes em 12 de Abril” .
Das 8 às 17h, 348 pessoas, que participaram dos atos do dia 12, responderam um  questionário de 90 perguntas. Na maioria delas, ao indivíduo foi colocado se ele concordava totalmente com determinada afirmação, concordava em parte, discordava totalmente, discordava em parte.
Entre os ouvidos na pesquisa, 69% também participaram da manifestação de 15 de março; 56% têm curso superior ou pós-graduação.  A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para cima e para baixo.
Alguns valores  desses manifestantes:
  • As cotas raciais são um erro, e o governo deveria acabar com isso: 70,1% concordam;
  • A maioria penal deve ser reduzida: 81,5% concordam;
  • As minorias, como negros, mulheres e homossexuais, têm direitos demais no Brasil:  36,1% concordam;
  • Pessoas ajudadas por programas sociais, como o Bolsa Família, ficam preguiçosas: 77,8% concordam;
  • Os nordestinos têm menos consciência política na hora de votar do que as pessoas de outras regiões: 57%concordam;
  • Os pobres são mais desinformados na decisão de suas decisões políticas: 78% concordam.
Confira a tabela completa de valores nesta reportagem

EM SP
BR247
Pesquisa da USP mostra a força da desinformação
Pesquisa sobre o comportamento dos manifestantes da Avenida Paulista no último domingo mostra o seguinte resultado:
  • 73% não confiam nos partidos;
  • 70% não confiam nos políticos;
  • 64% acreditam que o PT quer implantar um regime comunista;
  • 71% que Lulinha, o filho do ex-presidente, é sócio da Friboi;
  • 53% que o PCC é um braço armado do PT.
Foram feitas 571 entrevistas com manifestantes maiores de 16 anos, entre 13h30 e 17h30 do último dia 12; dados são de pesquisa coordenada pela professora de Relações Internacionais da Unifesp Esther Solano e pelo filósofo Pablo Ortellado, da USP; para Esther, a "despolitização" é "impressionante"

Postar um comentário

0 Comentários