Araçariguama:Turismo histórico é atração no município que chega aos 24 anos


Anderson Oliveira 
anderson.oliveira@jcruzeiro.com.br
 

Os olhos do viajante se detiveram sobre as terras onde hoje está a cidade de Araçariguama ainda em 1590. Foi nessa região em que primeiro se encontrou e extraiu ouro no Brasil. Por ali, passaram os desbravadores do País, motivo pelo qual a cidade é hoje destino daqueles que pretendem percorrer os caminhos dos bandeirantes. É essa história, do Roteiro dos Bandeirantes, que Araçariguama se prepara para divulgar mais e chamar a atenção dos turistas. Araçariguama completa, nesta data, 24 anos como cidade emancipada, embora tenha sido fundada há 361 anos. 

Os relatos locais dão conta de que foi em 1590 que o português Affonso Sardinha - o mesmo que descobrira minério de ferro no Morro Araçoiaba - encontrou ouro no Morro do Vuturuna, entre Araçariguama e Santana de Parnaíba. No Estado de São Paulo, o ouro foi encontrado apenas Cananéia, no litoral sul, nas imediações do Pico do Jaraguá, em São Paulo, e onde hoje está Araçariguama, ainda no começo dos tempos coloniais. 

As diversas minas de ouro descobertas ali e que atraíram os exploradores, entretanto, não foram capazes de sustentar o desenvolvimento da cidade por muito tempo, afirma o historiador Valderez Antonio da Silva. Segundo ele, o volume não foi compensador, tanto que os paulistas se voltaram para o cultivo da terra logo depois desse período. "Somente mais tarde, já em fins do (século) 17, é que retomam com afinco a procura, indo mais para o interior e chegarão a Minas Gerais, Goiás, Cuiabá", relata. 

Hoje, as antigas minas de Araçariguama servem somente à visitação dos turistas, sendo que a maior parte são estudantes. "A gente tem um pequeno museu que conta história da cidade e por onde os bandeirantes passaram", conta Carlos Henrique Moraes Fhilipe, diretor de turismo da Prefeitura de Araçariguama. 

Recuperar essa história, reforçando um dos principais temas do turismo paulista, o Roteiro dos Bandeirantes, é o objetivo do município. De acordo com o diretor de turismo, as nove cidades que fazem parte do percurso dos desbravadores no período colonial (partindo de São Paulo de Piratininga, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê) estão projetando roteiros de diferentes dimensões para atrair os turistas. 

O que ver 
A mina de ouro preparada para a visitação dos turistas possui 100 metros de extensão por dentro da montanha e é aberta de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. No local, um museu e guias de turismo auxiliam o visitante na história e exploração do lugar. 

É possível ainda fazer exploração ecológica do Morro do Vuturuna. Em outro morro, que pode ser visto da rodovia Castello Branco, é possível avistar um avião, atrativo que passa por reformas e deve abrir como museu para o turista em breve. Por fim, o turista pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Penha, a Matriz, que ainda possui paredes de taipa de pilão.

Postar um comentário

0 Comentários