Ônibus intermunicipal nega passagem grátis para idoso

Regiane Soares

do Agora
Visitar a filha que mora em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, é um transtorno para o casal de aposentados Abel Gomes Lourenço, 90 anos, e Dora Lourenço, 87 anos.
O ônibus intermunicipal que eles precisam tomar não dá gratuidade nas passagens, como determina a legislação estadual, e são obrigados a pagar a tarifa de R$ 8,45 cada um.
A reportagem acompanhou o aposentado ontem à tarde na tentativa de embarcar na linha 378 Paraíso-Alphaville, um ônibus executivo da viação Urubupungá.
Nele, as poltronas são melhores e há ar-condicionado.
O motorista do ônibus, que não quis se identificar, não aceitou o Cartão Bom Senior, que permite o transporte urbano gratuito para quem tem mais de 60 anos.
Também não permitiu que Lourenço entrasse no ônibus apresentando um documento de identidade com foto, como determina a lei estadual.
"Eu vou para São José do Rio Preto e Catanduva, no interior do Estado, de graça. Mas não vou para a Santana de Parnaíba, aqui do lado. Por que tenho que pagar aqui?", disse o aposentado.
Resposta
EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que fiscaliza o transporte de ônibus intermunicipal, informou que a linha 378 Paraíso-Alphaville deve transportar idosos com mais de 60 anos sem cobrar pela passagem, como determina a legislação estadual.
A empresa explicou que a linha é seletiva, em ônibus executivo, com poltronas reclináveis, ar-condicionado e sem cobrador, mas que deve transportar idosos de graça por não haver no mesmo trajeto outra linha operada por ônibus urbano metropolitano.
Para garantir a gratuidade, a EMTU diz que intensificará a fiscalização na linha.

Postar um comentário

0 Comentários