Pedestres correm risco em ruas ao redor de hospitais

Stephane Sena

do Agora
Ruas com sinalização falha e calçadas quebradas, sem rampas e sem piso tátil dificultam o acesso de pacientes a hospitais municipais e estaduais de São Paulo.
Vigilante Agora percorreu 14 hospitais públicos da capital para verificar as condições das vias onde estão localizados e de seu entorno.
O primeiro problema é a dificuldade de acesso a algumas unidades hospitalares.
No Rio Pequeno, bairro da zona oeste, a calçada que fica próxima à entrada do Hospital Municipal Professor Mário Degni estava esburacada.
Pacientes precisavam andar pela rua porque não havia como passar a pé pela lama e pelo lixo que estavam acumulados naquele local.
Resposta
A Autarquia Hospitalar Municipal, responsável das unidades da prefeitura, informou que não tem plano de reforma para as calçadas nem grana para isso, mas promete reunião com a representantes das subprefeituras para buscar soluções em conjunto.
Sobre a sinalização, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que não há obrigatoriedade de sinalização horizontal próximo a instituições hospitalares.
Prometeu, porém, avaliar os demais problemas apontados.
A CET informou que não encontrou problemas no semáforo do hospital do Mandaqui e que o hospital do Campo Limpo dispõe de três semáforos.
A Secretaria de Estado da Saúde diz que as normas não a obrigam a colocar piso tátil ao redor de serviços de saúde.
A Santa Casa afirmou que vai podar as plantas com espinhos.

Postar um comentário

0 Comentários